2º Lado-A-Lado do Motards Douro dias 8 e 9 de julho

A segunda edição do Lado-A-Lado organizado pelos Motards Douro arranca em Miranda do Douro e termina em Viana do Castelo.

O clube Motards Douro realiza nos dias 8 e 9 de julho aquele que é o seu maior evento anual. Estamos a falar da viagem denominada Lado-A-Lado, um evento que vai já na sua segunda edição e que em 2023 tem como ponto de partida a cidade de Miranda do Douro e terminará em Viana do Castelo.

Ao todo, e de acordo com o programa delineado pelos Motards Douro, a viagem terá um total de 407 km divididos por dois dias aos comandos das motos, sempre com predominância para a Estrada Nacional 103, recheada de curvas e contracurvas, e sempre acompanhada pela beleza natural da região.

Para além das duas cidades já referidas, este 2º Lado-A-Lado vai ainda levar os participantes a visitar Bragança, Chaves e Braga.

Quer saber todos os detalhes desta viagem organizada pelos Motards Douro? Então veja de seguida o programa completo dos dois dias.

Miranda do Douro será a cidade onde a caravana de mototuristas dará início ao Lado-A-Lado de 2023. Pertencente ao distrito de Bragança, é sede de município, falando-se aqui a segunda língua oficial de Portugal: o Mirandês.

Tendo como atrações turísticas a Catedral de Miranda do Douro, o Palácio do Bispo, o Rio Douro nas arribas, o largo da Câmara Municipal, os Pauliteiros, entre muitos outros, destaca-se pela gastronomia, onde podemos referir, claro, a posta mirandesa, confecionada com a carne dos bovinos criados nesta zona.

A segunda cidade do Lado-A-Lado 2023 é conhecida pelos 9 meses de inverno e 3 de inferno. Estamos a falar de Bragança.

A cidade raiana portuguesa e capital da sub-região das Terras de Trás-os-Montes, conhecida pelos caretos e pelo castelo que no alto dos seus muros se pode avistar as serras de Montesinho e de Sanábria, a de Rebordões e a de Nogueira. Na gastronomia, Bragança destaca-se pelo Butelo com casulas, chegando mesmo a existir um festival em fevereiro dedicado a este prato tradicional.

A viagem do 2º Lado-A-Lado prossegue depois em direção ao distrito de Vila Real, que fica no extremo norte de Portugal, pertinho da divisa de Espanha. Esta cidade é Chaves, onde começa a Nacional 2, cidade conhecida pelas suas águas termais. Em Chaves a caravana poderá visitar tanto o lado histórico, desde as capelas de Nossa Senhora da Lapa e do Loreto, os Castelos de Monforte de Rio Livre e de Santo Estevão, a Pedra Bolideira (que é um monumento natural), mas também, claro está, recuperar energias com a gastronomia local, como o famoso pastel de Chaves e o seu folar.

Conhecida como “A cidade da Juventude”, Braga, situa-se no coração do Minho e será mais uma paragem na viagem deste Lado-a-Lado do Motards Douro.

Braga possui um vasto património cultural, cujo ex-libris é o Santuário do Bom Jesus do Monte, Património Mundial da UNESCO. Na gastronomia, destaca-se pelo famoso Bacalhau à Braga, as Tripas Enfarinhadas, Papas de Sarrabulho com Rojões, os Farinhotes, o Pudim Abade de Priscos, o Toucinho do Céu, Fidalguinhos, Pederneiras, Suplícios, Paciências, entre outras tantas iguarias que certamente deixam os mototuristas de água na boca!

Por fim, temos o ponto de chegada da viagem com mais de 400 km.

Capital do distrito com o mesmo nome, Viana do Castelo é o destino final do Lado-A-Lado. O ponto mais alto do município encontra-se na Serra de Arga, mais precisamente no Alto do Espinheiro, a 825 metros de altitude. Viana tem como principais elementos patrimoniais a Capela de Nossa Senhora da Agonia, Convento de São Francisco do Monte, Elevador de Santa Luzia, Ponte Eiffel, Museu Navio Gil Eanes e tantos outros pontos de interesse.

Como não podia faltar, não podemos deixar de referenciar a gastronomia desta cidade, onde se destacam os pratos de Bacalhau (devido ao seu passado de pesca), as Meias-luas de Viana, um doce tipicamente da cidade recheado com amêndoa, e a Torta de Viana, uma torta regional típica, feita de ovos, açúcar, farinha e laranja ou limão.

Agora que já está a par de todos os detalhes do percurso, pode encontrar toda a informação disponível e atualizada no site www.motardsdouro.pt e as inscrições que têm um custo de 20 euros podem ser feitas através do email reservas@motardsdouro.pt .

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!