Numa temporada que acolhe apenas quatro rondas, o Mundial de Resistência FIM (FIM WEC) terá já este próximo fim de semana uma das corridas mais esperadas do ano: as 8 Horas de Suzuka. Depois de dois anos de ausência do traçado nipónico, este campeonato regressa ao país do Sol Nascente para a terceira ronda de 2022, e com muitos motivos de interesse para qualquer fã de corridas de motos.
Nos grandes destaques destas 8 Horas de Suzuka 2022 temos, claramente, a luta entre as duas equipas especialmente criadas a pensar em vencer esta icónica prova de resistência. Os fabricantes japoneses, mais do que qualquer outra marca, querem vencer em Suzuka na frente dos milhares de fãs japoneses.
Este ano não teremos uma formação especial de fábrica da Yamaha. Mas continuamos a ter a Kawasaki Racing Team Suzuka 8H, uma equipa composta pelos experientes Jonathan Rea, Alex Lowes e Leon Haslam, vencedores da edição 2019, e que regressam para defender o seu título frente ao Team HRC, a formação especial da Honda, formada por pilotos como Iker Lecuona, Tetsuta Nagashima e ainda Takumi Takahashi.
Dentro das equipas que competem a tempo inteiro no Mundial de Resistência FIM, temos de destacar a presença nas 8 Horas de Suzuka dos campeões Yoshimura SERT Motul (Kasuki Watanabe, Gregg Black e Sylvain Guintoli), FCC TSR Honda France (Josh Hook, Gino Rea e Mike di Meglio), YART Yamaha (Marvi Fritz, Niccolò Canepa e Karel Hanika), a Webike SRC Kawasaki (Randy de Puniet, Etienne Masson e Florian Marino), e a última formação “full time” do FIM WEC é a BMW Motorrad World Endurance Team (Markus Reiterberger, Ilya Mikhalchik e Jeremy Guarnoni) que recentemente venceu as 24 Horas de Spa na Bélgica.
Refira-se ainda que numa decisão de última hora, e forçada pelas circunstâncias, a Yoshimura SERT Motul viu-se obrigada a alterar a sua formação de pilotos.
Já tinham colocado Gregg Black como quarto piloto da equipa por troca com o japonês Kasuki Watanabe. Porém, Black terá mesmo de subir na “escala” pois o belga Xavier Simeon está fora de ação devido a estar infetado com Covid-19 e por isso impedido de participar na corrida.
Outro destaque que temos de fazer nesta antevisão das 8 Horas de Suzuka é a fraca adesão de equipas que competem a tempo inteiro no Mundial de Resistência FIM.
É verdade que para as equipas da categoria Superstock esta será uma prova opcional, e por isso não faria sentido deslocarem-se até ao Japão para participar numa corrida que não vale pontos para o campeonato final. Mas por exemplo equipas como a Moto Ain, a Wojcik, e, principalmente, a equipa ERC Ducati, a ausência das 8 Horas de Suzuka é um “golpe” duro de aceitar para qualquer fã.
Mas essas ausências têm uma explicação: os custos associados ao transporte do material da equipa até ao circuito japonês.
Já há algum tempo que o responsável máximo da YART – Yamaha Austria Racing Team, Mandy Kainz, tinha avisado publicamente que os custos de transporte do material para o Japão eram incomportáveis para a grande maioria das equipas do Mundial de Resistência FIM. Inclusivamente a YART, equipa oficial com um orçamento “saudável”, estaria a considerar não participar nas 8 Horas de Suzuka. Felizmente, isso não de confirmou.
Porém, com um preço de 32€ por quilo, a viagem do material da equipa (motos, componentes, peças de substituição, estrutura do paddock e box, etc) triplicou em comparação com o que se verificou em 2019. Um “rombo” no orçamento que está avaliado em pelo menos 150.000 euros!
Desta forma, na grelha de partida para as próximas 8 Horas de Suzuka teremos um total de 45 equipas, longe do máximo permitido pela organização que é de 65 equipas. Felizmente as formações do campeonato japonês All Japan não têm este tipo de problemas e serão assim a grande maioria das equipas em competição, na esperança de bater as formações mais poderosas do campeonato.
Horários de transmissão no Eurosport
Pese embora ver na televisão uma corrida de motociclismo nunca seja a mesma coisa que estar pessoalmente no circuito, o promotor do Mundial de Resistência FIM, o canal de desporto Eurosport, fará uma transmissão completa das 8 Horas de Suzuka.
Na madrugada de sábado para domingo 7 de agosto, a transmissão da prova começa pelas 3H15 e apenas terminará pelas 12H00 de domingo, permitindo assim que os fãs portugueses consigam seguir todas as incidências desta icónica prova japonesa de resistência. Os comentários estarão a cargo de Vitor Sousa e Luis Carlos Sousa, como habitualmente.
Lista de equipas inscritas nas 8 Horas de Suzuka 2022
1- Yoshimura SERT Motul – Suzuki GSX-R 1000 – Kazuki Watanabe/Gregg Black/Sylvain Guintoli (EWC)
2- EVA RT 01 Webike TRICK STAR Kawasaki – Kawasaki Ninja ZX-10R – Hikari Okubo/Yuto Sano (EWC)
3- KRP SANYOUKOGYO & RS-ITOH – Kawasaki Ninja ZX-10RR – Akira Yanagawa/Katsuya Matsuzaki/Sho Hasegawa (EWC)
5- F.C.C. TSR Honda France – Honda CBR 1000RR-R Fireblade – Josh Hook/Gino Rea/Mike Di Meglio (EWC)
7- YART Yamaha Official EWC Team – Yamaha YZF-R1 – Marvin Fritz/Niccolò Canepa/Karel Hanika (EWC)
9- Murayama Honda Dream RT – Honda CBR 1000RR-R Fireblade – Kosuke Akiyoshi/Osamu Deguchi/Yoshihiro Konno (EWC)
10- Kawasaki Racing Team Suzuka 8H – Kawasaki Ninja ZX-10RR – Jonathan Rea/Alex Lowes/Leon Haslam (EWC)
11- Webike SRC Kawasaki France – Kawasaki Ninja ZX-10RR – Randy De Puniet/Etienne Masson/Florian Marino (EWC)
15- Team Hanshin Riding School – Kawasaki Ninja ZX-10RR – Shuichiro Nakamura/Tatsuya Nakamura/Kazuki Watanabe (Superstock)
17- Astemo Honda Dream SI Racing – Honda CBR 1000RR-R Fireblade – Kosuke Sakumoto/Kazuma Watanabe/Taiga Hada (EWC)
25- Honda Sofukai Suzuka Racing – Honda CBR 1000RR-R Fireblade – Yudai Kamei/Yuki Sugiyama/Jun Tadokoro (EWC)
27- TransMap Racing with ACE CAFE – Suzuki GSX-R 1000 – Masahiko Ooishi/Luna Hirano (EWC)
31- Hamamatsu Team TITAN – Suzuki GSX-R 1000 – Kazuma Takeda/Genya Yashiro/Takeru Murase (Superstock)
33- Team HRC – Honda CBR 1000RR-R Fireblade – Tetsuta Nagashima/Takumi Takahashi/Iker Lecuona (EWC)
34- Honda Ryokuyoukai Kumamoto Racing – Honda CBR 1000RR-R Fireblade – Mitsuhiro Yoshida/Kazuhiro Kojima (Superstock)
37- BMW Motorrad World Endurance Team – BMW M 1000 RR – Markus Reiterberger/Ilya Mikhalchik/Jeremy Guarnoni (EWC)
38- K’s WORKS Racing – Yamaha YZF-R1 – Masaki Adachi/Yoshinori Yamauchi (Superstock)
40- Team ATJ Japan Post – Honda CBR 1000RR-R Fireblade – Satoru Iwata/Yuki Takahashi/Tomoyoshi Koyama (EWC)
41- IRF with AZURLANE – Yamaha YZF-R1 – Takeshi Miyakoshi/Kento Kawana/Kazuyuki Nishimura (EWC)
42- Shinshu activation project Team NAGANO – BMW S 1000 RR – Shigenori Sakurayama/Isami Higashimura/Mitsunori Okamura (EWC)
44- SANMEI Team TARO PLUSONE – BMW M 1000 RR – Taro Sekiguchi/Kyosuke Okuda/Taiki Sato (EWC)
45- YSS Mercury with TKm – Kawasaki Ninja ZX-10R – Seikou Tajima/Koshi Yamagiwa/Tomohiro Kimura (Superstock)
46- Team Kodama – Yamaha YZF-R1 – Yuta Kodama/Kengo Nagao (EWC)
51- T.MOTOKIDS – Yamaha YZF-R1 – Kyota Fukuyama/Hinata Nakajima (Superstock)
52- Teramoto @ J-TRIP Racing – Suzuki GSX-R 1000 – Koji Teramoto/Nobuatsu Aoki/Kazma Tsuda (Superstock)
54- GOSHI Racing – Honda CBR 1000RR-R Fireblade – Reitoku Kuroki/Yuto Tajiri/Takashi Yasuda (EWC)
60- Honda Hamamatsu ESCARGOT RT – Honda CBR 1000RR-R Fireblade – Genki Nakajima/Naoki Takahashi/Takatsugu Sakai (EWC)
61- Team de” LIGHT – Ducati Panigale V4 R – Takaya Okuda/Shudai Hasegawa/Homare Kataoka (EWC)
64- Kawasaki Plaza Racing Team – Kawasaki Ninja ZX-10RR – Ryosuke Iwato/Yuta Okaya/Naoki Kiyosue (Superstock)
69- Auto Race UBE KEN RACING YIC – Kawasaki Ninja ZX-10R – Masahiro Shinjo/Yuya Kabetani/Atsushi Kawaguchi (EWC)
70- OGURA CLUTCH ORC with RIDE IN – Yamaha YZF-R1 – Takashi Sakamoto/Yuichi Takeda/Kazuki Ohori (EWC)
71- Team MATSUNAGA KDC & YSP NAGOYAKITA – Yamaha YZF-R1 – Osamu Matsunaga/Masahiko Arakawa/Mitsuhiro Kuno (Superstock)
72- Honda Dream RT Sakurai Honda – Honda CBR 1000RR-R Fireblade – Sodo Hamahara/Daijiro Hiura/Yuki Kunii (EWC)
73- SDG Honda Racing – Honda CBR 1000RR-R Fireblade – Teppei Nagoe/Naomichi Uramoto/Ikuhiro Enokido (EWC)
74- AKENO Speed Yamaha – Yamaha YZF-R1 – Yuta Date/Maiki Abe (Superstock)
78- Honda Blue Helmets MSC Kumamoto & Asaka – Honda CBR 1000RR-R Fireblade – Kensuke Mori/Hiromasa Okada/Hayato Murakami (EWC)
82- Team BIZENSEIKI Kirimoto Techno Works – Kawasaki Ninja ZX-10RR – Masaki Yamanaka/Gun Nakamoto/Daijiro Nagahata (Superstock)
85- TONE RT SYNCEDGE 4413 BMW – BMW M 1000 RR – Tomoya Hoshino/Takeshi Ishizuka/Shinichi Nakatomi (Superstock)
88- Honda Asia Dream Racing with Showa – Honda CBR 1000RR-R Fireblade – Zaqhwan Zaidi/Gerry Salim (EWC)
89- CLUB NEXT & Honda Dream TAKASAKI – Honda CBR 1000RR-R Fireblade – Ryosuke Katahira/Hikaru Yoshihiro/Kimihiko Ohnuki (EWC)
95- S-PULSE Dream Racing ITEC – Suzuki GSX-R 1000 – Hideyuki Ogata/Takuya Tsuda/Cocoro Atsumi (EWC)
99- ADVANCE MC & FOC CLAYMORE EDGE with DOGHOUSE – Suzuki GSX-R 1000 – Masahiro Manabe/Keita Iwatani/Eisuke Samura (EWC)
104- TOHO Racing – Honda CBR 1000RR-R Fireblade – Ryuichi Kiyonari/Takuma Kunimine/Hiromichi Kunikawa (EWC)
112- Honda Soyukai Tochigi Racing & Dream RT – Honda CBR 1000RR-R Fireblade – Takashi Katoh/Keiichi Honda/Shotaro Mizusawa (EWC)
806- NCXX Racing with Riders Club – Yamaha YZF-R1 – Yuki Ito/Soichiro Minamimoto/Shota Ite (Superstock)