Para além do regresso do MotoGP este fim de semana em Silverstone, as nossas atenções, e de todos os fãs do motociclismo de competição, estão também centradas no circuito japonês de Suzuka, onde no próximo domingo se realiza a 43ª edição das famosas 8 Horas de Suzuka.
Nesta sexta-feira 5 de agosto realizaram-se as sessões de qualificação, que acabaram com a equipa de fábrica Team HRC (Tetsuta Nagashima, Takumi Takahashi e Iker Lecuona) como a formação mais veloz, tendo em conta o tempo médio combinado dos dois pilotos mais rápidos, uma situação nova para esta prova de resistência, pois até agora contavam os tempos dos três pilotos para obter esse tempo médio.
No caso do Team HRC, e aos comandos da Honda CBR1000RR-R SP especialmente preparada pela marca japonesa para estas 8 Horas de Suzuka, Nagashima foi mesmo o piloto em destaque ao rodar em 2m04.942s. O antigo piloto de Moto2 não teve rival em termos de rapidez, e ajudou, juntamente com Takahashi, a colocar o Team HRC no topo da tabela de tempos e na “pole position” provisória.
Faltará agora disputar a decisiva sessão Top 10 Trials para definir as dez primeiras posições para a partida das 8 Horas de Suzuka.
Nas qualificações de hoje as condições climatéricas impediram alguns dos pilotos considerados mais rápidos de cada equipa, de contribuírem para os resultados. A humidade elevada transformou-se em chuva no final da Q1, com o asfalto do circuito de Suzuka a manter-se molhado na Q2 e assim impedindo a obtenção de tempos mais rápidos.
Pilotos como Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team Suzuka 8 Hours), Mike di Meglio (FCC TSR Honda France), Kazuki Watanabe (Yoshimura SERT Motul) ou Karel Hanika (YART), foram alguns dos nomes que viram as suas prestações em qualificação afetadas pelo piso molhado ou ainda longe das condições ideais.
Apesar de não contar com os tempos de Hanika, a YART – Yamaha Austria Racing Team, que ainda recentemente colocou à venda 20 réplicas da Yamaha YZF-R1 usada nestas 8 Horas de Suzuka, saltou para a segunda posição na tabela de tempos graças à rapidez de Niccolò Canepa e de Marvin Fritz.
Esta equipa que compete a tempo inteiro no Mundial de Resistência FIM bateu a formação especial de fábrica Kawasaki Racing Team Suzuka 8 Hours, que sem os tempos de Rea acabou por contar com os registos de Alex Lowes e de Leon Haslam para assegurar, para já, a terceira posição em qualificação.
Destaque neste dia de sexta-feira para a ausência da Yoshimura SERT Motul do “top 10” que vai avançar para o Top 10 Trials de sábado.
Os campeões de resistência em título já tinham sido obrigados a alterar a equipa por força de Xavier Simeon ter contraído o vírus Covid-19. Foram obrigados a chamar então Gregg Black para o seu lugar.
Porém, o trio da SERT acaba por ter de ser novamente alterado, pois o francês Sylvain Guintoli lesionou-se na mão durante os testes prévios às 8 Horas de Suzuka, regressou a Inglaterra para ser tratado, e não poderá estar nesta prova japonesa. Tudo indica que a lesão não impedirá Guintoli de marcar presença na derradeira ronda do ano, o Bol d’Or.
Seja como for, para a Yoshimura SERT Motul este é um golpe duro a pouco tempo do início das 8 Horas de Suzuka, pois estão em luta direta com a FCC TSR Honda France pela liderança da classificação do campeonato.
Refira-se ainda que após o Top 10 Trials serão distribuídos pontos para os cinco mais rápidos: 5 pontos para o primeiro classificado, 4 para o segundo, 3 para o terceiro, 2 para o quarto e 1 para o quinto mais rápido nesse desafio final de qualificação.
8 Horas de Suzuka – resultados provisórios de qualificação
- #33 Team HRC
2. #7 YART – Yamaha Official Team EWC
3. #10 Kawasaki Racing Team Suzuka 8H
4. #17 Astemo Honda Dream SI Racing
5. #5 FCC TSR Honda France
6. #37 BMW MOTORRAD WORLD ENDURANCE TEAM
7. #72 Honda Dream RT SAKURAI HONDA
8. #73 SDG Honda Racing
9. #25 Honda Sofukai Suzuka Racing
10. #2 EVA RT 01 Webike TRICKSTAR Kawasaki