As condições climatéricas podem não ter sido as ideais tendo em conta que o circuito japonês foi assolado pelas consequências do tufão Hagibis, mas os derradeiros testes que antecedem as 8 Horas de Suzuka deixaram os fãs de “água na boca” e terminaram com a formação especial Team HRC no topo da tabela de tempos.
Foram dois dias de testes no circuito de Suzuka, que voltará assim a acolher uma prova do Mundial de Resistência FIM depois de dois anos em que a icónica prova nipónica não se realizou devido à pandemia.
E mesmo que este ano a lista de inscritos seja relativamente reduzida, com apenas 45 equipas a figurarem na lista oficial de participantes, pois os custos de transporte de equipamento triplicaram e isso colocou sérias dificuldades para algumas equipas fazerem a viagem até ao Japão, a verdade é que as 8 Horas de Suzuka são sempre um momento especial, quer para fãs, mas principalmente para os fabricantes japoneses que querem mostrar-se ao mais alto nível.
Este ano não teremos uma equipa especial da Yamaha. A casa de Iwata preferiu manter todo o seu esforço em MotoGP. Em vez disso, a marca japonesa acredita que a sua equipa oficial no Mundial de Resistência FIM, a YART – Yamaha Austria Racing Team, terá a capacidade para lutar pela vitória na prova que se realiza a 7 de agosto.
E a verdade é que a YART Yamaha R1 #7 esteve me bom plano nos testes oficiais de Suzuka, embora os mais rápidos em pista tenham sido os pilotos da equipa especial Team HRC, que a Honda formou para atacar a vitória na prova deste ano.
A marca da “asa dourada” chamou o mundialista Iker Lecuona (Mundial Superbike) para fazer equipa com os japoneses Tetsuta Nagashima, Takumi Takahashi, aos comandos da especialmente bonita Honda CBR1000RR-R SP Fireblade que ostentará o #33 equipada com pneus Bridgestone. Com uma volta em 2m06.232s, o trio do Team HRC foi o mais rápido.
Mas mais do que a rapidez pura, talvez o que mais terá impressionado na formação especialmente criada para a 43ª edição das 8 Horas de Suzuka, foi um conjunto de fatores imprescindíveis numa prova de resistência.
Foram rápidos, mas foram também consistentes nos vários stints que realizaram em pista, mostraram um bom controlo em termos de consumo de combustível, e, claro, um trabalho de box que lhes permite ganhar alguns segundos sempre que a moto tiver de ir ao pit lane para reabastecimentos e troca de pilotos.
Surpreendente. Isto é o que podemos dizer da prestação da YART #7 neste teste das 8 Horas de Suzuka.
Ainda que a Yamaha não tenha escolhido participar na prova com uma equipa especial, até porque a ronda de MotoGP da Grã-Bretanha coincide com as 8 Horas de Suzuka, a verdade é que a YART de Mandy Kainz surpreendeu pelo ritmo que a coloca como uma das favoritas a um bom resultado na prova japonesa.
Marvin Fritz e Karel Hanika, mas sobretudo Niccolò Canepa, conseguiram elevar o nível aos comandos da Yamaha R1 #7 com apoio oficial da marca japonesa. Num derradeiro “time attack” levaram a R1 ao segundo lugar com uma volta em 2m06.662s. Melhor do que isso, a formação bateu todas as suas rivais do campeonato, incluindo os campeões Yoshimura SERT Motul e a FCC TSR Honda France, 4º e 6º, respetivamente.
Do lado da Kawasaki KRT, outra das formações especiais de fábrica criadas para competir nesta edição 2022 das 8 Horas de Suzuka, e que conta com um trio de pilotos britânico composto por Jonathan Rea, Alex Lowes e Leon Haslam, o objetivo será defender a vitória conquistada em 2019 numa corrida que teve um final verdadeiramente rocambolesco.
Com uma diferença de cerca de sete décimas para o Team HRC e batidos em velocidade pura pela YART #7, a Kawasaki KRT Ninja ZX-10RR #10 continua a experimentar diversas situações em relação à configuração de corrida.
Rea e Lowes afirmam que o circuito, com asfalto novo, está a melhorar com o passar das voltas, pelo que a configuração da moto e o ritmo irá melhorar. Mas os técnicos da marca de Akashi têm uma escolha para fazer: aumentar a performance do motor quatro em linha da Ninja para ganhar rapidez, ou, por outro lado, manter o motor numa configuração mais “dócil” para garantir fiabilidade e menor consumo de combustível e pneus?
A 43ª edição das famosas 8 Horas de Suzuka arranca a 7 de agosto e aqui em www.MotoJornal.pt vai poder saber tudo sobre a icónica prova que faz parte do Mundial de Resistência FIM e este ano regressa ao mais alto nível.
8 Horas de Suzuka – resultados do teste oficial
1- Team HRC – Honda CBR 1000RR-R – 2’06.232
2- YART Yamaha Official Team EWC – Yamaha YZF-R1 – 2’06.662
3- Kawasaki Racing Team Suzuka 8H – Kawasaki ZX-10R – 2’06.925
4- Yoshimura SERT Motul – Suzuki GSX-R 1000 – 2’07.335
5- Astemo Honda Dream SI Racing – Honda CBR 1000RR-R – 2’07.483
6- F.C.C. TSR Honda France – Honda CBR 1000RR-R – 2’07.499
7- Honda Sofukai Suzuka Racing – Honda CBR 1000RR-R – 2’07.544
8- Honda Dream RT Sakurai Honda – Honda CBR 1000RR-R – 2’08.116
9- SDG Honda Racing – Honda CBR 1000RR-R – 2’08.321
10- S-PULSE Dream Racing ITEC – Suzuki GSX-R 1000 – 2’08.382