A Autoridade Nacional Segurança Rodoviária (ANSR) mantém o foco no mundo das duas rodas. E mais particularmente no que diz respeito à sinistralidade relacionadas com motociclos.
Precisamente a pensar nas consequências dos acidentes em que um motociclista se torna numa vítima, existindo nestes casos o potencial para se registarem lesões graves ou, pior ainda, mesmo a morte, a ANSR decidiu criar uma lista de conselhos que têm como ‘alvo’ os motociclistas.
Porém, nestes conselhos a ANSR revela estar também atenta às situações em que os motociclistas se tornam vítimas devido às atitudes de condutores de outro tipo de veículos, como por exemplo os automobilistas que continuam a ter bastantes dificuldades em convive de forma ‘saudável’ com os motociclistas nas estradas portuguesas.
Por isso, e para além dos habituais conselhos como não circular a alta velocidade, deixamos de seguida os conselhos da ANSR dirigidos aos motociclistas e aos automobilistas.
Se é motociclista estes são os conselhos da ANSR para si:
– Veja e seja visto;
– Utilize sempre os equipamentos de proteção, e de preferência com cores que permitam uma mais fácil visualização por parte dos restantes condutores, para além de elementos refletores que são extremamente importantes nos momentos de menor visibilidade (noite, chuva, nevoeiro, etc);
– Circule de médios acesos;
– Utilize um capacete homologado de acordo com as normas mais recentes. A utilização de um capacete devidamente ajustado reduz em até 40% o risco de morte em caso de acidente;
– Opte por andar de moto com luvas! Em caso de acidente, e por norma, a primeira parte do seu corpo que entrará em contacto com o solo são as mãos. As luvas irão ajudar a reduzir lesões ou a sua gravidade;
– Apesar de não ser obrigatório (exceto o capacete), deverá andar de moto completamente equipado da cabeça aos pés: capacete, blusão, luvas, calças com proteções e botas de motociclismo;
– O blusão que utilizar deverá contar com proteções nos cotovelos, ombros e costas. Caso não contenha a proteção de costas, deverá adquirir essa proteção e utilizar em combinação com o blusão de forma a maximizar a sua segurança;
– Se possível, utilize os recentes sistemas de airbag que podem estar integrados no blusão ou serem adquiridos em separado e usados de forma independente;
– Seja visível: o motociclista deverá manter-se visível na estrada e certificar-se de que o condutor do automóvel à sua frente o viu, antes de iniciar a manobra de ultrapassagem;
– Verifique com regularidade o estado de manutenção da sua moto: pneus e profundidade dos rasgos, travões, corrente de transmissão, filtro de óleo e ar, ou o sistema de iluminação da moto;
– De acordo com o artigo 90º do Código da Estrada os motociclistas não podem conduzir com as mãos fora dos punhos, a não ser para sinalizar uma manobra, não podem conduzir com os pés fora dos poisa-pés, não podem fazer-se rebocar, não podem realizar manobras consideradas perigosas como levantar a roda da frente ou a traseira, não podem seguir a par a não ser em locais especiais e salvo se não causarem embaraço ao trânsito;
– Em caso de viajar em grupo, um motociclista deverá respeitar as indicações do líder (ou líderes) do grupo, o grupo deverá definir um conjunto de sinais padrão para sinalizar situações específicas, circular em grupos de até 8 motos em que adotam uma posição em ziguezague de forma a otimizar a visibilidade e permitir que circulem com espaço entre si.
Se é automobilista estes são os conselhos da ANSR para si:
– Olhe duas vezes antes de iniciar uma manobra;
– Sinalize antecipadamente as mudanças de direção;
– Não realize manobras bruscas;
– Tenha cuidado ao abrir as portas do seu automóvel;
– Saiba como evitar os denominados ‘ângulos mortos’ que o impedem de visualizar todo o espaço em redor do seu automóvel: identifique os referidos ‘ângulos mortos’, ajuste a sua posição de condução e espelhos retrovisores (interior e exteriores), verifique o seu campo de visão.
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