Hoje, 4 de julho de 2023, uma das marcas mais reconhecidas em todo o mundo pelas suas motos e feitos desportivos, celebra nada menos do que 97 anos de vida! A Ducati está de parabéns, comemorando uma história que arrancou com o primeiro motor da Cucciolo e que hoje em dia se destaca pela utilização das mais evoluídas tecnologias do mundo das motos.
São quase cem anos de vida recheados de momentos icónicos, de muitos desafios na estrada, fora de estrada, nas pistas onde competem nos maiores e mais conhecidos campeonatos do mundo, e, recentemente, a aposta nas inovações tecnológicas são a “marca” que a Ducati tem deixado no mundo das duas rodas.
Neste dia em que se assinala os 97 anos de existência da marca atualmente liderada por Claudio Domenicali, e que integra o grupo Audi, e partindo do conceito de aposta nas novas tecnologias que temos visto nos mais recentes modelos Ducati, aproveitamos para revisitar as opções tecnológicas que foram estreia absoluta em motos de produção em série.
A aposta em novas tecnologias tem sido mais vincada nos últimos 15 anos.
Através das diferentes opções e ajudas à condução, os motociclistas de todo o mundo e com os mais diversos níveis de experiência de condução conseguem desfrutar, em segurança, e com total diversão, das motos italianas que saem da fábrica da marca de Borgo Panigale: desde a Scrambler, passando pela Diavel, as Multistrada, Streetfighter ou Panigale… há motos para todos os gostos, e equipadas com diferentes tecnologias.
As inovações tecnológicas introduzidas pela Ducati
Em 2008, com a comercialização da desportiva 1098R, a Ducati tornou-se no primeiro fabricante a disponibilizar um sistema de controlo de tração numa moto disponível ao público. Não foi necessário esperar muito para assistirmos a mais uma estreia, neste caso de uma ótica com recurso a tecnologia LED, graças à esbelta naked Streetfighter 1100 com o seu motor dois cilindros.
Em 2010 a Ducati voltou a surpreender o mundo das duas rodas com a introdução no mercado da Multistrada 1200 S, a primeira moto a permitir que o seu condutor escolhesse um de quatro modos de condução, alterando, efetivamente, o caráter da moto.
Em 2011 foi a vez da musculada Diavel estrear um painel de instrumentos TFT, e um ano depois foi a superdesportiva 1199 Panigale a tornar-se num destaque graças à sua iluminação “Full LED”, disponibilizando também o controlo individual do efeito travão-motor.
A tecnologia estreada pelos modelos Ducati não se limita apenas à performance.
De facto, e tendo em conta que a marca italiana tem sido uma pioneira em termos de segurança nas motos, destaca-se a estreia, na Multistrada 1200 Touring D|Air, do primeiro sistema integrado numa moto e que permitia comunicação com um blusão com airbag, sem recurso a qualquer elemento físico. Assim que o sistema da moto detetava uma queda, era enviado um sinal para o airbag abrir no interior do blusão do motociclista, e assim evitava-se lesões mais graves.
As estreias mundiais continuaram nos anos mais recentes. Relembramos apenas o Slide by Brake, um sistema eletrónico ajustável introduzido na Panigale V4 em 2018, e que permite ao condutor definir a capacidade de deslizar lateral da traseira nos momentos de travagem.
Em 2020 a Multistrada V4 surpreendeu tudo e todos, mostrando ao mundo das duas rodas o primeiro sistema de dois radares (dianteiro e traseiro) que permitem à maxitrail da Ducati estrear o cruise control adaptativo e ainda o sistema de deteção de objetos no ângulo morto.
Estes são apenas alguns dos destaques tecnológicos que podemos atribuir à Ducati nos anos mais recentes de uma história que celebra 97 anos a 4 de julho de 2023.
Cronologia das estreias mundiais da Ducati
– 2008, DTC controlo de tração – 1098 R
– 2009, ótica dianteira LED – Streetfighter 1100
– 2010, modos de condução – Multistrada 1200 S
– 2011, painel de instrumentos TFT – Diavel
– 2012, controlo eletrónico do travão-motor (EBC) e ótica dianteira “Full LED” – Panigale 1199
– 2021, cruise control adaptativo / deteção de ângulo morto – Multistrada V4
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!