A Intellias apresenta um sistema de contra-brecagem automática para motos

A empresa ucraniana acredita que o seu sistema de contra-brecagem automática para motos permitirá melhorar a segurança dos motociclistas. Fique a conhecer a Intellias.

contra-brecagem automática para motos

O certame americano dedicado à eletrónica conhecido como CES – Consumer Electronics Show, que todos os anos se realiza em Las Vegas, serve de palco para a aparição de tecnologias inovadoras e que têm o potencial de melhorar as nossas vidas. Uma das apresentações mais relevantes do CES 2022 foi a da Intellias, que nos mostrou um sistema de contra-brecagem automática para motos.

Os nossos leitores mais atentos de certeza que se recordam do sistema semelhante patenteado pela Honda. A marca japonesa acredita que com contra-brecagem automática poderá melhorar a segurança dos motociclistas. E pelos vistos a empresa ucraniana Intellias também!

Mais do que um sistema de condução autónoma que retira ao motociclista o controlo sobre os movimentos da moto, o sistema de contra-brecagem automática da Intellias procura ajudar o condutor a controlar a moto.

contra-brecagem automática para motosA Intellias refere que o seu inovador sistema será bastante benéfico em situações de condução a baixa velocidade, ajudando a manter mais facilmente o equilíbrio. Mas a principal funcionalidade é a deteção da perda de estabilidade da moto, com o software proprietário da Intellias a dar indicações aos elementos mecânicos conectados à direção da moto para realizar uma ação denominada de contra-brecagem.

De acordo com a Intellias, “O sistema de contra-brecagem automática para motos deteta o ângulo de desvio do eixo vertical e a velocidade a que esse desvio acontece. De forma automática o sistema irá atuar sobre a direção da moto para a estabilizar”.

A ideia que levou a Intellias ou a Honda a estudarem este tipo de ajuda à condução parece ser interessante. Não retira ao motociclista o prazer de conduzir uma moto. A intenção será desenvolver uma ajuda à condução como hoje em dia pensamos num controlo de tração ou ABS com função “cornering”.

Porém, a sua aplicação numa utilização real parece estar ainda longe de acontecer, pois o desenvolvimento de um algoritmo capaz de reconhecer as diferentes dinâmicas de uma moto é a parte crucial… e a mais complicada.