Após um período inicial de chegada ao mercado e consolidação das suas operações em Portugal, a marca espanhola Macbor, com sede em Barcelona, e que integra o grupo Motos Bordoy, apareceu reforçada no Salão de Milão EICMA com quatro novidades absolutas para 2024.
Nascida em 1999 como uma marca de motos infantis de iniciação e competição, a Macbor entra, em 2017, no segmento dos motociclos (125 / 250 cc), e passados apenas três anos consegue posicionar-se como um dos grandes destaques da categoria de motos 125 cc, tão populares em Portugal.
Nesse mesmo ano (2020), a Macbor dá o salto para o segmento de média cilindrada com o lançamento da sua trail bicilíndrica Montana XR5 500, e depois com o da Eight Mile 500 nas variantes Street e Scrambler. Logo de seguida, dá o primeiro passo da sua expansão internacional com a entrada no mercado português, e agora a marca espanhola demonstra estar pronta para dar o passo seguinte ao mesmo tempo que expande a sua gama com novos modelos que vimos em estreia na EICMA.
E quais são os modelos que integram a gama 2024 da Macbor?
Adventure
– Montana XR1 125
– Montana XR3 250 (novo modelo EICMA 2023)
– Montana XR5 510
– Montana XRE (novo modelo EICMA 2023 ainda em fase protótipo)
Custom
– Rockster 125
– Rockster Flat 125
– Rockster 410 (novo modelo EICMA 2023)
Street
– Fun 125
– Eight Mile 500 Street e Scrambler
Classic
– Eight Mile 125 LC (novo modelo EICMA 2023)
– Lord Martin
– Johnny Be Good
Os detalhes da família Adventure
Macbor Montana XR1
A Montana XR1 representa a 100% o espírito que levou ao nascimento da Macbor: aventura, liberdade e paixão pelas motos. No seu primeiro lançamento, em 2017, a Montana XR1 foi um destaque no segmento Adventure de 125 cc, o que resultou numa grande aceitação por parte dos motociclistas e que a tornou de imediato mo modelo mais vendido da Macbor.
A nova Montana XR1 foi lançada recentemente: uma versão totalmente renovada tanto em design como em componentes.
Foi concebida para ser uma verdadeira Trail graças à sua ergonomia e conforto, o seu desempenho e a qualidade dos seus componentes foram pensados para uma utilização verdadeiramente versátil, em estrada ou numa utilização fora de estrada..
Macbor Montana XR3
Esta nova versão é apresentada pela marca espanhola como a irmã mais velha da Montana XR1 e a proposta intermediária da marca, à qual se segue a Montana XR5. Está equipada com um motor monocilíndrico com 249,2 cc, 4V e 4T. Conta com todos os equipamentos e a melhor tecnologia para atender as necessidades de uma Trail leve e divertida de explorar.
O primeiro modelo bicilíndrico de média cilindrada da Macbor apresentou-se na EICMA com uma nova versão, mais potente e com a melhor tecnologia, para continuar a brilhar no exigente mercado Trail de média cilindrada, onde se destacou desde o momento em ficou disponível nos concessionários.
Além das qualidades que lhe são reconhecidas, dispõe, agora, de um motor ainda mais potente e de um painel de instrumentos completamente renovado. Assim, a Montana XR5 continua a ser uma das motos mais potentes da sua classe, com um motor de dois cilindros com 498 cc, 8 válvulas, EFI, refrigeração líquida e capaz de debitar 47 cv de potência às 8.500 rpm.
Como demonstração das capacidades desta Macbor, Gerard Farrés, piloto do Rali Dakar e embaixador da marca, conseguiu pela segunda vez consecutiva subir ao pódio da Bassella Race com a Montana XR5, conseguindo um surpreendente terceiro lugar na categoria Maxitrail a 11 de fevereiro de 2023.
Montana XRE
A Macbor apresentou a versão elétrica da Montana XR1 na EICMA. É ainda uma moto em fase de protótipo, cuja comercialização ainda não está definida, e que simboliza o foco da empresa espanhola relativamente às novas tendências e necessidades de mobilidade mais amiga do ambiente, sem esquecer as características que fazem parte destes modelosTrail.
Os detalhes da família Street
Fun 125
A Fun Plus 125, a pequena naked da família de modelos Street da Macbor, é o exemplo da atenção constante às últimas tendências e a efervescência da jovem marca de Barcelona. O traço mais característico da Fun 125 são claramente as suas jantes de 14 polegadas que conferem a esta novidade as suas dimensões e aparência verdadeiramente únicas.
O motor 125 4T, refrigerado a ar (o mesmo dos modelos da família Street, Custom e Adventure), a forquilha invertida no eixo dianteiro e o peso de 118 kg fazem da Fun 125 Plus uma moto ágil e divertida que surpreende com o seu desempenho. Apresenta também um design atrativo com linhas desportivas e tecnologia com recurso a iluminação LED e painel de instrumentos digital.
Eight Mile 510
A Eight Mile 500 é uma naked que está disponível em Portugal em duas variantes: Eight Mile 500 Street (STR), focada numa condução em asfalto e uso urbano, ou a versátil Eight Mile 500 Scrambler (SCR), com um estilo mais aventureiro.
A Eight Mile 500, que se destaca pelo seu estilo neo-retro, combina componentes de alta qualidade, performance e preço competitivo, tornando-se numa moto concebida por e para entusiastas de duas rodas.
Como características principais podemos realçar o design com um sistema de escape de ponteira duploa na lateral inferior direita, o monobraço oscilante, os travões de disco recortados e um minimalista porta-matrículas de estilo flutuante sobre a roda traseira. O motor bicilíndrico de 471 cc conta com injeção eletrónica que debita 47 cv às 8.500 rpm também não passa despercebido.
Os detalhes da família Custom
Rockster / Rockster Flat 125
O mesmo espírito Custom com dois estilos diferentes. A Rockster e Rockster Flat são dois modelos emblemáticos da gama Macbor, e são, desde o seu lançamento em 2017, os mais vendidos da marca. Em 2023 foram lançadas versões totalmente renovadas tanto em design como em componentes de ambos os modelos.
Rockster 410
A Rockster 410 é a evolução natural da irmã mais nova, desenhada para todos os condutores com licença A2 que procuram uma moto com um verdadeiro espírito Custom e um design diferenciado.
Destaca-se pelo motor bicilíndrico de 8 válvulas, que entrega uma potência de 45 cv, e está equipada de acordo com as necessidades dos motociclistas mais exigentes. Conta com um painel de instrumentos TFT multifunções, iluminação “full LED”, e ainda um de controlo de pressão dos pneus.
Os detalhes da família Classic
A Lord Martin 125, a Johnny Be Good 125 e a Eight Mile 125 formam o trio mais evocativo da marca. São três propostas de estilo clássico que remetem para a sensações de liberdade, diversão e estilo.
Cada uma tem o seu estilo, mas sem abrir mão do seu caráter prático. A iluminação LED e a travagem combinada CBS são alguns dos argumentos tecnológicos dos três modelos que os tornam atraentes, tanto pela estética como pelo preço.
Eight Mile 125 LC
Este é mais um novo modelo que a Macbor apresentou pela primeira vez este ano no Salão de Milão EICMA. Este modelo chega agora numa versão totalmente renovada em termos de equipamento e design.
A Eight Mile 125 está agora equipada com um novo motor de 124,2 cc, com refrigeração líquida, capaz de debitar 12,64 cv de potência às 9.500 rpm e com um binário de 9,6 Nm às 7.500 rpm. Relativamente ao chassis, a Eight Mile 125 apresenta uma configuração que procura o equilíbrio e que apresenta um monoamortecedor traseiro com sistema de travagem combinada (CBS) e oferece um desempenho dinâmico divertido.
A sua estética distintamente retro apresenta muitos toques clássicos como o protetor de farol, o forro do assento com um clássico padrão de diamante em relevo – incluindo o logótipo da marca gravado nas laterais – ou as placas com o número 8 que lhe conferem maior personalidade.
A iluminação Full LED e o painel de instrumentos LCD fazem parte dos argumentos tecnológicos deste modelo.
Lord Martin
É a proposta mais autêntica da MACBOR, inspirando-se na linha de motos dos anos 70.
Johnny Be Good
Inspira-se no estilo Café Racer dos anos 60.
Para ficar a conhecer em maior detalhe estas novidades da Macbor pode visitar o website oficial clicando aqui .
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!