A nova Triumph Trident 660

A Triumph recuperou mais um nome emblemático da sua história e lança-se num novo segmento. A Trident 660 é uma naked de média cilindrada, que pretende ser fácil, prática e acessível, com um novo motor de três cilindros.

Triumph Trident 660

A nova roadster da Triumph vai chamar-se Trident 660, recuperando um nome emblemático da marca britânica; este foi usado pela última vez num modelo com versões tricilíndricas de 750 e 900 cc no anos ‘90.

Desses modelos de outros tempos a Trident 660 mantém o nome a configuração do motor. Mas a filosofia é diferente. A nova Trident pretende chegar a uma nova geração de motociclistas, apostando na simplicidade, sem esquecer as sensações e prazer de condução.

O novo motor tricilíndrico em linha debita 81 cv de potência máxima às 10 250 rpm e 64 Nm de binário às 6250 rpm; a Triumph concebeu um kit de conversão de modo a reduzir a potência para tornar a Trident 660 acessível aos detentores da carta A2.

O motor está montado num quadro tubular, em que são montadas suspensões Showa; uma forquilha invertida de Ø41 mm e um amortecedor traseiro com afinação da pré-carga da mola. Travões Nissin, com discos de Ø310 mm e pinça de dois êmbolos à frente, e disco de Ø255 mm e pinça de um êmbolo atrás completam o conjunto ciclístico. O peso total anunciado é de 189 kg em ordem de marcha.

Acessível e económica

Para cumprir o seu objectivo de ter uma moto acessível e económica, a Triumph programou para a Trident intervalos de 16 000 km entre revisões; a marca britânica reivindica o menor tempo de mão de obra em oficina num período de três anos. Diz a Triumph que neste período a Trident 660 precisa de apenas de 8,3 horas na oficina, contra 11 a 15,8 horas da concorrência, ou seja, menos 25%. O cálculo é feito com base numa primeira revisão aos 1000 km, e depois três revisões anuais, com mudança de pastilhas, conjunto de transmissão final e uma mudança de óleo de travões.

Em termos tecnológicos a Trident 660 cota com acelerador electrónico, dois modos de condução e controlo de tracção – integrado nos modos, podendo ser desligado. A iluminação é LED, e o painel de instrumentos é um ecrã TFT redondo, que pode ser equipado com o sistema d conectividade My Triumph (opcional), que permite a ligação Bluetooth ao telefone e a uma câmara GoPro, que podem depois ser controlados através de botões no guiador.

A Triumph Trident 600 vai estar disponível em quatro cores: prata/vermelho, preto/prata, branco e preto.

A nova Trident 660 deverá chegar ao mercado nacional a partir do final de Janeiro, e tem um preço PVP previsto de 7995 €.

Video da apresentação oficial online: