Surpreendendo tudo e todos, incluindo o próprio Johann Zarco, a KTM decidiu ‘dispensar’ em definitivo os serviços do piloto gaulês para as últimas seis provas do mundial 2019. No Motorlando Zarco esteve no paddock mas apenas como espectador depois de retirar os seus pertences pessoais do camião da equipa austríaca, dando lugar ao finlandês Mika Kallio que assume os comandos da RC16 até ao final da época.
Foi igualmente no ‘paddock’ espanhol que o Team Manager da equipa, Mike Leitner, juntou os jornalistas para esclarecer os motivos que levaram á decisão tomada por parte dos responsáveis da marca.
‘Para ser honesto a decisão foi tomada, e muito rapidamente, depois de Misano. Mas vamos começar…começámos com o Johann depois de Valência no ano passado e…sim, desde o primeiro momento ele não conseguiu encontrar boas sensações com a nossa moto. Do nosso lado, do ponto de vista técnico, do lado da equipa, tentámos mesmo muitas coisas para lhe proporcionar melhores sensações com a nossa moto e demos o nosso melhor. Tivemos bons momentos mas logo de seguida as coisas não corriam tão bem e do outro lado a performance do Pol (Espargaró) era cada vez melhor. Por isso trabalhámos em duas linhas, mesmo quando o Dani (Pedrosa) entrou no ‘negócio’ tentámos perceber o que faltava realmente para ele poder ser mais competitivo com a nossa moto e para ser honesto ele tentou melhorar e nós tentámos fazer tudo o que fosse possível para o ajudar.’
A cronologia de acontecimentos que ditou o divórcio prematuro entre ambas as partes teve evoluções mais evidentes aquando da prova do mundial realizada na Áustria, onde Zarco pela primeira vez revelou aos seus ‘patrões’ que não queria continuar com a equipa.
‘Em Spielberg no Sábado ao final do dia o Johann veio ter connosco, comigo e com o Pit (Beirer) e pediu uma reunião onde claramente nos disse que não faria as duas épocas connosco porque não conseguia encontrar boas sensações e não conseguia conduzir com o seu estilo. Quando um piloto vem ter contigo, como construtor, e te diz que não quer competir com esta moto, ficas numa situação onde tens que defender igualmente a segurança do piloto porque eles arriscam muito quando vão para a pista e KTM não é uma marca que force um piloto a fazer coisas numa moto que ele provavelmente não vai gostar. Tivemos a corrida em Silverstone, a corrida em Misano e depois dessa, para ser honesto, o senhor Pierer, o Pit e também eu, pensámos no futuro do nosso projecto em geral. Sabíamos que não tínhamos um piloto 100% satisfeito e também sabíamos que ele não continuaria no final do ano. Ele teve mais uma grande queda no ‘warm-up’ de Misano, teve sorte em não se aleijar, e começas a pensar se essa é a forma correcta quando ele já decidiu não continuar no projecto. Fará sentido que ele leve uma moto ao limite por mais seis corridas? Decidimos por isso que seria melhor para o projecto e para o futuro trazer o Mika – que já era o nosso piloto de substituição – e deixar que ele termine a época. É nesse ponto que estamos agora.’
Declarações de Mike Leitner ao redor da saída de Johann Zarco da formação da KTM e antes das seis etapas finais do campeonato. Zarco será assim uma ausência notada no regresso de Kallio á equipa agora com mais funções que apenas o desenvolvimento da moto.