O Japan Mobility Show 2023 será mais uma exposição onde os grandes fabricantes mundiais apresentam as suas soluções tendo em vista uma mobilidade mais sustentável. De 26 de outubro a 5 de novembro o Tokyo Big Sight será invadido por novidades “ecológicas”, e entra elas estarão diversas propostas da Suzuki, como são os casos de duas Burgman.
Sob o lema “Soluções emocionantes para todo o mundo”, acompanhado da mensagem de “Apresentar aos nossos clientes diversas iniciativas para uma mobilidade neutra em carbono”, a casa de Hamamatsu contará com um espaço inovador no Japan Mobility Show, onde os visitantes terão a oportunidade de conhecer algumas das novas ideias da Suzuki rumo a um futuro onde a mobilidade será mais integrada e amiga do ambiente.
Para além dos automóveis, motores fora de bordo para barcos, dispositivos de transporte pessoais mais compactos e até robôs, a Suzuki vai ter em grande destaque neste certame japonês diversas propostas de duas rodas.
As mais interessantes serão as Burgman elétrica e a hidrogénio.
e-Burgman: protótipo de scooter elétrica
Trata-se de uma scooter elétrica equivalente a 125 cc, com que a Suzuki iniciou um projeto de demonstração desde abril de 2023, utilizando o serviço de baterias intermutáveis partilhadas da Gachaco.
Através deste projeto piloto, a marca japonesa tem vindo a recolher dados de motos utilizadas com esta tecnologia como transporte diário, por exemplo, nas deslocações pendulares para o trabalho, ou nas idas às compras. Esses dados e informações relevantes serão utilizadas para o futuro desenvolvimento de motos elétricas da Suzuki.
Burgman com motor a hidrogénio
A marca japonesa há muito que nos tem mostrado um projeto de Burgman a hidrogénio, e pese embora o projeto já tenha muitos anos de desenvolvimento, a verdade é que a Suzuki não desiste desta tecnologia.
Neste salão japonês a marca volta a mostrar uma Burgman equipada com motor a hidrogénio, sendo esta mais uma das suas múltiplas iniciativas para alcançar a neutralidade carbónica. Esta moto estará em exposição exibindo um corte do modelo de testes baseado na Burgman 400 ABS atualmente disponível no mercado, equipada com um depósito de hidrogénio de 70 MPa, e um motor específico.
No stand também serão expostos um painel informativo e um vídeo dos testes de condução, apresentando as iniciativas de Suzuki para os motores a hidrogénio. Isto permite antecipar que o hidrogénio continua a ser uma aposta válida para a marca ao nível das duas rodas.
E quais são as outras novidades Suzuki no Japan Mobility Show?
e-PO: um ciclomotor elétrico dobrável
Trata-se de um ciclomotor elétrico dobrável, equivalente a 50 cc, desenvolvido conjuntamente pela Suzuki e pela Panasonic Cycle Technology, que faz uso da bateria e das unidades de propulsão das e-bikes.
Possui uma função de assistência mais potente do que as das e-bikes convencionais, e é capaz de circular confortavelmente em estrada aberta. Conta com três modos de condução: totalmente elétrico, assistido e a pedal.
e-choinori: mobilidade de curta distância fazendo uso de uma unidade motriz elétrica
Trata-se de uma scooter elétrica equivalente a 50 cc, que utiliza a bateria e as unidades de propulsão das e-bikes da Panasonic Cycle Technology.
Tem por base a scooter de 50 cc Choinori apresentada em 2003, e é proposta enquanto uma forma de mobilidade que qualquer pessoa pode utilizar como transporte de curta distância, com uma estrutura e uma bateria simples e leves.
Para além destas novidades mais amigas do ambiente, o stand da Suzuki terá ainda motos equipadas com motor a combustão, como são os casos da Hayabusa ou das diversas variantes da gama V-Strom.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!