Afinal o radar de velocidade média na Ponte Vasco da Gama não está ativo!

A Guarda Nacional Republicana confirma que o radar de velocidade média na Ponte Vasco da Gama não está ainda a funcionar.

radar de velocidade média
foto: Pexels / Masood Aslami

A entrada em funcionamento de novos radares de controlo de velocidade que integram a rede SINCRO, é uma informação que afeta todos os utilizadores das vias rodoviárias nacionais. E ainda mais quando falamos no tema dos radares de velocidade média.

Um dos radares de velocidade média mais falado nos últimos dias é o que irá ser utilizado na Ponte Vasco da Gama.

Esta imponente estrutura que foi “colocada de pé” na altura da Expo 98 e que liga as duas margens do rio Tejo, tem sido alvo das autoridades, nomeadamente da Guarda Nacional Republicana (GNR), que têm estado atentas ao controlo dos limites de velocidade na Ponte Vasco da Gama de uma forma bastante particular.

Em 2021 foram realizados diversos testes na Ponte Vasco da Gama com um primeiro sistema de radar de velocidade média, mas desde então que os utilizadores da ponte não mais souberam informações sobre quando é que eventualmente esse radar estaria a funcionar.

Desde final do ano passado que a rede SINCRO integra também 12 radares de velocidade média, e foi por isso com naturalidade que esta semana recebemos a informação de que o radar de velocidade média da Ponte Vasco da Gama iria entrar em funcionamento a partir das 00H00 desta quarta-feira 27 de março de 2024.

Leia também – Novos radares de velocidade média a multar desde 1 de setembro

Esta informação foi prontamente partilhada pela aplicação Waze, que nas suas redes sociais avisou que o radar estaria a funcionar e que a app iria ser atualizada com a localização e aviso do radar para que os condutores não sejam apanhados desprevenidos. Este aviso do Waze parecia apontar, de facto, para que as informações de que o radar da Ponte Vasco da Gama estaria a funcionar a partir de hoje, eram verdadeiras.

Porém, esta informação não está correta.

E quem o confirma é a própria GNR, que em declarações ao website Observador refere que “Foi colocada a sinalização referente aos aparelhos cinemómetros vídeo fixos em virtude de se encontrarem em fase final de testes”, uma situação que terá estado na origem desta confusão.

Sendo certo que a Ponte Vasco da Gama irá mesmo passar a contar com este tipo de sistema de controlo de velocidade, a GNR não adianta ainda qualquer previsão para uma data específica para que isso aconteça, deixando apenas a referência de que “A entrada em funcionamento será oportunamente comunicada”.

Ficamos agora a aguardar pela confirmação oficial de quando é que este radar (ou radares) de velocidade média na ponte que liga Lisboa ao Montijo e Alcochete na margem sul do Tejo. Até lá, e como sempre, a Revista Motojornal deixa o conselho a todos os motociclistas para que cumpram com as regras definidas pelo Código da Estrada, nomeadamente no que diz respeito aos limites de velocidade.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!