Africa Eco Race 2022 está de regresso em outubro

Já estamos a menos de um mês para o arranque da 14 º edição do Africa Eco Race 2022. Será entre 15 e 30 de Outubro.

Depois de um interregno forçado pela pandemia, está de regresso ao norte de África uma das mais emblemáticas competições da atualidade, a Africa Eco Race 2022.

Esta prova vai este ano para a sua 14ª edição e tenta replicar o espírito e o carisma do Rali Paris Dakar dos idos anos 80, realizado sob a batuta do saudoso Thierry Sabine. Hoje, o mundo mudou, e o organizador que detém os direitos da prova que remonta a essa época deslocalizou-se para a América do Sul e depois para a Arábia Saudita.

Contudo, e agora sob a alçada de outro grande nome do todo-o-terreno mundial, o ex-piloto de automóveis Jean-Louis Schlesser, o Africa Eco Race volta novamente às desafiantes pistas de Marrocos, Mauritânia e Senegal. Em rigor este é um rali que cruza cinco países, se contarmos com a passagem de ligação a partir do Mónaco e França.

Leia também: Yamaha Ténéré World Raid Team confirmada na Africa Eco Race

Assim sendo, a verdadeira partida para esta maratona africana está alinhada para o Mónaco, onde nos dias 14 e 15 de outubro vão realizar-se as verificações técnicas e administrativas em parque fechado. No dia 15 (sábado), haverá então uma cerimónia oficial de partida naquele principado, para no domingo, dia 16, a caravana cruzar em ferry boat o mar mediterrâneo e desembarcar em Nador, uma cidade portuária a nordeste de Marrocos.

No reino de Marrocos serão onde começará a verdadeira ação, e onde serão disputadas cinco etapas, entre 18 e 22 de outubro, num percurso que será interrompido por um dia de descanso, em Dakhla, uma cidade já próxima da passagem da fronteira com a Mauritânia.

A sexta etapa, no dia 24, vai ligar Dakhla a Chami, já na Mauritânia, seguindo o rali nos dias seguintes pelas pistas e areias do deserto Sahara no interior mauritano, até terminar a etapa 10, em Quad Naga. A etapa onze é dedicada à transição de mais uma fronteira, desta vez entre Quad Naga, na Mauritânia, e MPAL no Senegal.

A finalizar esta massiva aventura e em dia que será já mais de consagração (mas ainda em competição) para os finalistas desta edição do Africa Eco 2022 estará prevista a etapa doze, que será no domingo, 30 de outubro, num percurso que ligará MPAL ao mítico Lago Rosa, às portas da cidade de Dakar.

Este é o percurso idealizado para a edição da prova deste ano que, já sabe, arranca já no próximo dia 15 de Outubro! A não perder!

Note-se ainda que para 2023, as datas também já estão definidas, sendo que o início oficial da prova acontecerá no dia 11 de março de 2023, com uma cerimónia de chegada do Lago Rosa no dia 26 de março de 2023.

Acompanhe a Motojornal.pt, pois seguramente iremos dar-lhe mais notícias sobre as principais incidências do desenrolar desta edição do Africa Eco Race 2022.

Saiba mais em www.facebook.com/africaecorace

Veja aqui os detalhes do percurso 2022 do Africa Eco Race: