por: Pedro Ochôa
Há 30 anos era apresentada a Honda Africa Twin, uma moto que fazia sonhar os viajantes com a premissa de uma viagem confortável e aventureira. Descontinuada em 2003 continuou a ser uma moto muito desejada por todos e, em 2016, a Honda apresentou ao mundo a nova cara da Africa Twin, a CRF1000L Africa Twin! Hoje, dois anos depois do renascimento do modelo, a marca nipónica ouviu os seus clientes e aprimorou ainda mais a sua dual sports, agora na versão Adventure Sports. Ao primeiro olhar a Africa Twin cresceu, está mais alta e mais larga. O esquema de cores tricolor, característico do modelo e única decoração disponível na versão Adventure Sports, recebeu um azul mais claro e os pormenores como a proteção de cárter, os ferros de proteção superiores ou o vidro mais alto, mostram que estamos perante uma moto que não se nega a nada.
AFRICA TWIN COM MAIOR ALCANCE
O depósito de combustível leva agora 24,2 litros, o que lhe confere uma autonomia teórica superior a 500 quilómetros. As suspensões foram totalmente revistas, com um extenso trabalho de desenvolvimento sobre a capacidade de absorção das mesmas e cresceram 22mm na frente e 20mm na mola traseira, o que garante uma altura ao solo de 270mm, um aumento de 20mm em relação à versão standard. O assento também ficou mais alto, estando agora nos 920mm do solo, regulável para uma posição de 900mm em segundos. Este novo banco é agora menos cavado em relação ao banco do passageiro, permitindo uma melhor liberdade de movimentos. Este crescimento físico, acompanhado de uma nova posição do guiador mais alto e recuado, confere uma perfeita ergonomia para rodar em pé. Os pisa-pés também estão mais largos, equipados com borrachas amovíveis, e por isso mais confortáveis nas longas tiradas estradistas ou por caminhos mais alternativos.
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Os dois faróis de LEDs mantêm a ligação à Africa Twin original
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Os 20 mm de regulação permitidos pelo banco oferecem alturas de 900 e 920 mm, 50 mm mais alto do que a versão base.
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As pinças compactas em duas peças, montagem radial e quatro êmbolos, complementam os discos ondulados de tipo flutuante e 310 mm de diâmetro e possuem pastilhas sinterizadas, oferecendo uma potência e estabilidade de travagem consistentes.
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O motor de dois cilindros paralelos, tem um pico de potência é de 95CV às 7.500 rpm, com 99 Nm de binário às 6.000 rpm. Na electrónica, destaca-se o acelerador electrónico, os três modos de motor e o controlo de tracção mais eficaz.
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O disco ondulado traseiro de 256 mm é furado e tem uma forma que oferece uma travagem segura. O ABS de dois canais pode ser desligado, mas apenas para a roda traseira.
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FICHA TÉCNICA
Tipo | Dois cilindros paralelos, cambota a 270°, refrigeração por líquido, 4 tempos e 4 válvulas por cilindro |
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Cilindrada | 998 cc |
Diâmetro/Curso | 92,0 x 75,1mm |
Potência máxima | 95CV/7.500 rpm |
Binário máximo | 99 Nm/6.000 rpm |
Alimentação | Injecção, com comando electrónico |
Transmissão Final | Corrente |
Escape | Sistema de escape 2 em 2 de dupla capa inoxidável polido com escapes em aço inoxidável polido. |
Embraiagem MT | Multidisco, banho de óleo, deslizante |
Embraiagem DCT | Multidisco em banho de óleo |
Caixa de velocidades | Engrenagem constante, 6 velocidades manual/6 velocidades DCT, com modos de condução em estrada e em fora-de-estrada |
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Quadro | Quadro semi-duplo berço em aço, com sub-quadro traseiro em aço |
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Braço oscilante | Braço oscilante monobloco, em alumínio fundido |
Roda dianteira | Jante de alumínio com raios, 21″ x 2,15 |
Roda traseira | Jante de alumínio com raios, 18″ x 4,00 |
Pneu dianteiro | 90/90-21 com câmara-de-ar |
Pneu traseiro | 150/70-18 com câmara-de-ar |
Suspensão dianteira | Forquilha telescópica invertida Showa de 45 mm, tipo cartucho, com ajuste de pré-carga em extensão e compressão, curso de 230mm. |
Suspensão traseira | Monoamortecedor traseiro com reservatório de gás separado, possibilidade de ajuste em extensão e compressão, 220 mm de curso de eixo |
Travão dianteiro | Dois discos flutuantes de 310 mm, pinça radial de 4 pistões, ABS |
Travão traseiro | Disco de 256 mm, pinça de pistão simples, ABS desligável |
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Largura do guiador | 930 mm |
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Altura | 1570 mm |
Altura do assento | 900/920 mm |
Distância entre eixos | 1570 mm |
Inclinação | 27,5º |
Avanço | 115 mm |
Peso em ordem de marcha | 243 kg(ABS)/253 kg(DCT) |
Capacidade do depósito | 24,2 l |
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MAIS E MELHOR EQUIPAMENTO
O painel de instrumentos redesenhados e passam a incluir apenas um ecrã que permite uma leitura fácil e rápida em pé ou sentado, esta configuração, sem moldura inferior, evita a acumulação de pó nos caminhos menos estradistas. Passa a estar disponível no painel de instrumentos o mapa de potência selecionado, e o nível de combustível ganhou mais 2 barras, permitindo uma melhor leitura da quantidade de carburante ainda disponível. O equipamento de série incluí agora os punhos aquecidos e a tomada de 12 volts. Infelizmente a Honda não contemplou a opção de cruise control ou sistema de chave inteligente para a Africa Twin. Ao rodar a chave, e pressionar o botão que inicia este dois cilindros, notamos uma nota de escape diferente. A panela final foi redesenhada, passando de três para duas câmaras e diminuindo o seu volume interior em cerca de 20%. A par com uma pequena alteração na caixa do filtro de ar, e um novo eixo de balanceamento, este bloco mil continua o mesmo de sempre. Um motor redondo, com potência disponível de uma forma linear e capaz de nos empurrar até ao fim do mundo.
PRESTES A CHEGAR AO MERCADO
Novidade são os mapas de condução que permitem mudar rapidamente alguns parâmetros como o modo como a potência nos é disponibilizada, o efeito travão motor ou o nível do controlo de tração. Predefinidos existem os modos Tour, Urban e Gravel, existindo ainda o modo User que poderá ser configurado ao gosto do utilizador. O controlo de tração agora conta com 7 níveis e, por mérito do novo acelerador “throttle by wire”, é muito menos brusco na sua atuação, sendo muitas vezes impercetível o seu trabalho se não for a luz laranja a piscar nos manómetros. A Africa Twin Adventure Sports está disponível com a famosa caixa DCT ou caixa manual e deverá chegar ao nosso mercado ainda no mês de fevereiro. Os preços começam um pouco abaixo dos 15000€.