Decorreu hoje o primeiro de dois dias de testes de MotoGP no Autódromo Internacional do Algarve.
Com condições climatéricas perfeitas – temperatura acima dos 25°C durante boa parte do dia, sem vento, foi uma excelente oportunidade para a maior parte dos pilotos descobrirem a montanha russa algarvia. Vários dos pilotos presentes já rodaram anteriormente no traçado de Portimão, mas para uma boa parte foi um dia de descoberta.
Apenas os pilotos de testes rodaram com as MotoGP, enquanto que os pilotos das equipas rodaram com motos de estrada, mas com nuances. Valentino Rossi e o seu séquito trouxe as suas próprias Yamaha YZF-R1 que habitualmente usam no circuito de Misano, e que estão mais próximas de uma SBK do que de uma moto de estrada. Outros rodaram com motod completamente standard, como foi o caso de Pol Espargaró (uma Honda, porque a KTM não tem neste momento motos desportivas no seu catálogo) ou Alex Rins. Pela mesma razão que Po, Espargaró, Miguel Oliveira rodou com a Yamaha R1 que já conhece dos seus treinos em Portimão, minimamente preparada para circuito, e Brad Binder rodou com outra R1. Alex Marquez rodou com uma Honda RC213V-S, a coisa mais parecida com a moto da equipa oficial japonesa.
Teste de reconhecimento
No final do dia o clima era de satisfação, com toda a gente a tecer elogios ao traçado, que também reconheceram ser exigente. Os pilotos das equipas partiram já para Le Mans, onde se realizará este fim-de-semana o GP de França. Em Portimão ficaram os pilotos de testes, que continuarão a rodar amanhã.
Os tempos por volta foram pouco importantes, uma vez que os testes são essencialmente de reconhecimento. Para além dos pilotos de testes, apenas outros três pilotos usaram transponders – Miguel Oliveira, Brad Binder e Maverick Viñales. O mais rápido foi Aleix Espargaró, com 1’40,170, que com a Aprilia RS-GP – sendo equipa de concessão o piloto espanhol e o seu companheiro de equipa Bradley Smith puderam rodar em Portimão com as motos que usam no campeonato – rodou abaixo do recorde do Mundial de Superbike (1’40,372, conseguido por Jonathan Rea no ano passado).
Rossi sobre o traçado do AIA: «encantador», mas «um pouco assustador»
Em termos de velocidade máxima, o valor mais elevado foi conseguido por Aleix Espargaró, que levou a Aprilia aos 324,3 km/h no final da recta do AIA. Na última passagem do WorldSBK por Portimão Chaz Davies foi o mais veloz, levando a Ducati Panigale V4 R aos 319,6 km/h na terceira sessão de treinos livres.
«Pilotar aqui é muito interessante, porque a pista é bonita e tecnicamente muito difícil», disse Valentino Rossi no final do dia. «É uma pista muito estranha por causa das muitas alterações de elevação. Mas é bela e o asfalto é bom, com boa aderência. Podemos desfrutar muito a pilotar aqui», disse um muito satisfeito Rossi. Mas com a Yamaha YZR-M1 de MotoGP será diferente: «Há dois ou três pontos que são um pouco assustadores, porque há grandes saltos. Vai ser difícil manter uma moto de MotoGP em contacto com o asfalto aqui, mas de um modo geral é uma pista muito encantadora, por isso gosto», conclui o piloto de 41 anos de idade.
Os pilotos de testes não estiveram em busca de tempos, mas sim concentrados em recolher o máximo de informação possível para as equipas, construtores e Michelin, nomeadamente no que diz respeito a relações de caixa e ao efeito do novo asfalto nos pneus. E os outros muito menos, a rodar em motos ‘standard’ e a dois dias de iniciar o próximo grande prémio.
Para além disso, alguns deles têm já testes privados marcados para Portimão em Novembro, para ficar a conhecer melhor o traçado antes do GP de Portugal.
Melhores tempos*
Manhã | Tarde | |||||
Melhor tempo | Total de voltas | Melhor tempo | Total de voltas | |||
1 | Aleix Espargaró | Aprilia | 1’40,880 | 31 | 1’40,170 | 14 |
2 | Bradley Smith | Aprilia | 1’42,052 | 37 | 1’41,122 | 23 |
3 | Stefan Bradl | Honda | 1’42,269 | 38 | 1’41,726 | 5 |
4 | Michele Pirro | Ducati | 1’41,654 | 24 | 1’42,189 | 5 |
5 | Dani Pedrosa | KTM | 1’42,778 | 43 | 1’42,289 | 31 |
6 | Sylvain Guintoli | Suzuki | 1’42,354 | 23 | 1’42,336 | 17 |
7 | Maverick Viñales | 1’43,699 | 41 | |||
8 | Miguel Oliveira | 1’44,762 | 9 | 1’44,700 | 5 | |
9 | Brad Binder | 1’47,030 | 16 | 1’44,820 | 25 | |
10 | Jorge Lorenzo | Yamaha | 1’46,188 | 28 | 1’44,910 | 8 |