Alessandro Botturi lidera Africa Eco Race

Alessandro Botturi abre ano a liderar na Africa Eco Race

Num pelotão que conta com quase meia centena de motos começou hoje em solo marroquino a edição 2019 da Africa Eco Race. Depois de todos os procedimentos de verificações técnicas e administrativas perto do Mónaco e uma passagem de ano em pleno mediterrâneo no decorrer da travessia que levou a caravana até solo marroquino, os participantes enfrentaram curtos 90 quilómetros de especial num dia com mais de 500 de etapa e que terminou em La Momie.

Depois da saída de Nador os pilotos cumpriram um ligação com 55 quilómetros e posteriormente a especial com nove dezenas de quilómetros desenhadas nas típicas pistas do norte de Marrocos e onde Botturi não teve dificuldades em assinar a sua primeira vitória na prova mesmo com um pequeno erro de navegação ao quilómetro nove de um dia onde navegar foi essencial para todos.

O norueguês Pal Anders Ullevalseter foi o segundo a pouco mais de seis minutos do italiano, cabendo ao inglês Richar Kaye fechar o pódio deste primeiro dia já com mais de uma dezena de minutos de atraso. A Africa Eco Race não conta este ano com a presença de  pilotos lusos e numa lista de participantes onde as estrelas são mesmo Botturi e Ullevalseter, nota-se ainda o nome do italiano Franco Picco, piloto que venceu o Rally dos Faraós por duas vezes e que em três ocasiões esteve no pódio do Dakar. Aos 63 anos está de novo em solo africano para tentar chegar ao Dakar, sendo hoje o 24º aos comandos da sua Yamaha.