Andrea Dovizioso foi operado ontem à noite na sequência de um acidente quando participava numa corrida de motocross.
Como parte do seu programa de preparação para o arranque da temporada Andrea Dovizioso participou numa prova de motocross em Monte Corali. Numa queda nesta prova do campeonato regional de Emilia Romagna magoou-se na clavícula esquerda. Depois de consultar o médico Giuseppe Porcellini, Dovi decidiu submeter-se imediatamente uma operação. Na cirurgia a clavícula foi fixada com uma placa metálica, para que a recuperação seja mais rápida.
A cirurgia realizada no Policlinico di Modena correu bem e o piloto italiano já teve alta esta manhã. Tem o início da fisioterapia marcado já para esta tarde.
Preparado para a recuperação
«A cirurgia correu bem, e quero agradecer a toda a equipa médica que realizou a operação tão rapidamente», disse o italiano depois de operado. «Não sinto muitas dores, e isso deixa-me optimista. Vim para casa esta manhã e durante a tarde tenciono começar a reabilitação. Tenho confiança em que na próximas semanas serei capaz de recuperar e que estarei em plena forma para o primeiro GP de 2020 em Jerez».
UPDATE #AD04: @andreadovizioso went under successful surgery to the left collarbone at Policlinico di Modena yesterday evening. He will start rehabilitation immidiately and take part in the 2020 @motogp season opener at @circuitodejerez on 19th July 2020 #GetWellSoonDovi pic.twitter.com/NkNr35mDnO
— Ducati Corse (@ducaticorse) June 29, 2020
Actividades como o ciclismo de estrada e o motocross não são muito bem vistas pelos responsáveis das equipas, mas são algo que os pilotos precisam. «Embora saibamos que o motocross é uma actividade que apresenta diversos riscos, deixámos o Andrea participar nesta corrida porque ele nos explicou que precisava de redescobrir aqueles estímulos e sensações que apenas uma competição proporciona», explica Paolo Ciabatti, Director Desportivo da Ducati Corse. «Por outro lado, o motocross é também uma disciplina usada por muitos pilotos de MotoGP para treinar regularmente. Por isso, no final, temos que estar aliviados por a lesão não ter tido consequências sérias, e que o Andrea poderá estar no início do campeonato em Jerez».
Curiosamente, segundo a imprensa italiana, a Ducati não permitiu a Danilo Petrucci participar nesta corrida.
A temporada de MotoGP tem início marcado para os dias 17 a 19 de Julho com o GP de Espanha em Jerez.