Apresentação: CF Moto – Gama 2019

A CF Moto é uma marca ainda pouco conhecida na Europa, mas já conta com vários anos nos mercados asiáticos de onde é originária (China).

Texto: Bruno Rebelo. Fotos: CF Moto Espanha.

Apesar de ainda pouco conhecida no mercado nacional, a CF MOTO foi criada em 1989 em Hangzhou (China). Pertence a um fabricante de peso que produz desde motos, quads e utv, passando por peças, motores e acessórios, empregando mais de 1500 pessoas.

O que já tínhamos notado aquando do teste à 650 MT (MJ 1425), pudemos agora comprovar: não é uma marca pequena e sem conhecimento de técnicas de produção!

A asiática CF MOTO é uma daquelas marcas que merecem atenção, pois a par de um design desenvolvido em exclusivo na Europa, as soluções técnicas e tecnológicas não são menos impactantes, com a produção na Ásia a permitir termos isto tudo a preços imbatíveis.

Para muitos a primeira coisa que salta à vista são as semelhanças com algumas linhas características da KTM. E não é para menos! A KTM e a CF Moto assinaram, em 2013, uma parceria, com o design a cargo da Kiska Designs.

A par da MT, que já apresentámos nas páginas da revista Motojornal, a gama CF MOTO presente no mercado nacional, desde meados de 2018, era composta pela NK250, NK650 e a GT650.

Foram precisamente estes três modelos que fomos agora conhecer a Toledo, em Espanha.

A mini Superduke

As semelhanças com a KTM Superduke são evidentes. As linhas são fluidas e tudo se conjuga de forma harmoniosa, com destaque para a ótica em LED e para o desenho do depósito de combustível.

A NK utiliza um motor monocilíndrico com 250 cc de capacidade, duas árvores de cames à cabeça com 4 válvulas, injeção eletrónica Bosch, 26 cv de potência às 9000 rpm e um binário máximo de 22 Nm às 7500 rpm.

Pesa 150Kg e têm uma altura do assento ao solo de 795 mm. Na frente utiliza um monodisco de 300 mm com pinça de duplo êmbolo e na traseira um monodisco de 245 mm com pinça de êmbolo simples.

Suspensão invertida na frente e amortecedor simples na traseira, com este último a ser ajustável na pré-carga da mola.

No bem-conseguido ecrã TFT temos toda a informação que necessitamos e podemos, até, escolher entre dois modos de condução: o Sport e o Rain. A NK proporcionou-nos momentos de diversão genuína, levando-nos de volta aos tempos em eramos mais novos.

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E percebemos isso através de todo o conjunto, muito fácil e divertido de explorar, esteticamente muito agressivo e jovial, com um conjunto de suspensões equilibrado.

O motor é muito forte em toda a faixa de utilização, com o forte binário sempre disponível e com uma caixa de seis velocidades bem escalonada. Este modelo está disponível no nosso mercado pelo preço de 3990€.

CF MOTO 650NK

Linhas bem conseguidas, colocam-na ao lado da forte concorrência sem receios. Apesar de não se destacar em nenhum ponto em concreto, dá nas vistas precisamente por ser tão equilibrada.

A CF MOTO aposta numa gama pequena, mas capaz de abranger um vasto leque de clientes, desde os mais novos aos mais experientes. Tudo isto a preços muito convidativos…

O motor de dois cilindros em linha empresta-nos os seus 70 cv de potência e os 62 Nm de binário para nos empurrar de forma determinada para a frente, principalmente acima das 3000 rpm.

Abaixo disso, já necessitamos do apoio da caixa de seis velocidades para fazer o bloco ganhar nova vida.

No campo dinâmico mostra-se também muito capaz, equilibrada e com bom equipamento que lhe permitem encarar todos os cenários de forma muito franca e honesta.

Conta com uma forquilha invertida instalada na frente da Kayaba e com uma travagem com bom tacto e potente a cargo de dois discos de 300 mm na frente e um disco traseiro, com ABS, naturalmente.

A altura do assento ao solo já sobe para os 815 mm, mas os 206 kg de peso fazem com que seja muito fácil até para os menos experientes.

O depósito de combustível tem capacidade para 17 litros e está presente no mercado pelo preço imbatível, a partir de 4.990€.

 CF MOTO 650GT

 É a mais equilibrada e completa. Não só é agradável ao olhar, como também uma moto muito bem construída e onde se nota o cuidado com os detalhes.

Design actual, com a frente a apresentar um ar desportivo, mas com pormenores que nos transportam para o segmento touring, como o ecrã totalmente regulável. Posição de condução extremamente confortável, muito neutra e cómoda.

 

 

 

 

 

Comportamento dinâmico que impressiona pela positiva, com o motor de dois cilindros, com 71 cv de potência e 62 Nm a empurrar-nos para a frente de forma determinada. O conjunto de travagem, com dois discos de 300 mm na frente e 240 mm atrás, mostra-se forte e equilibrado. Enquanto isso, o conjunto de suspensões nos permitem ter o melhor de dois mundos: rodar em conforto na cidade e a ritmos mais acesos em estradas de montanha.

O preço a pagar por esta touring é de 6990€.

As semelhanças estéticas com a KTM não são pura coincidência, têm a ver com o estúdio que desenha as motos e que é comum, a KISKA design

Para o fim, deixámos a MT, que já está no nosso mercado desde 2017 e a qual testámos em profundidade na edição 1425, de 09 de Fevereiro de 2018.

Em relação à GT, apresenta o depósito de combustível com mais um litro de capacidade (18 litros), é ligeiramente mais pesada.

Mas, na versão base e sem malas, é mais barata em relação à GT com o preço a fixar-se nos 6490€.

Todos os modelos têm dois anos de garantia e são comercializados no nosso país pela Puretech. Saiba mais em www.puretech.pt

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