Apresentação: Ducati Multistrada V4 promete

A Ducati revelou a nova Multistrada V4 ao mundo durante o primeiro episódio da Ducati World Première em formato ‘série web’. Chega no final do mês.

A Multistrada tem um nome que por si só encerra uma promessa ambiciosa a cumprir: a capacidade de oferecer uma enorme versatilidade. De facto, nasceu com a intenção de ser uma moto desportiva, porém confortável, capaz de enfrentar qualquer tipo de estrada, de asfalto ou terra, com segurança e solidez.

Em 18 anos, mais de 110.000 unidades foram produzidas, e, desde a sua introdução em 2003, foi capaz de evoluir, expandindo o seu espectro de utilização. A primeira Multistrada era uma moto desportiva, com um bom binário e principalmente vocacionada para o uso em estrada. Em 2010 surgiu a primeira unidade a que a Ducati apelidou  de “quatro motos em uma”, sendo nomeadamente a primeira moto no Mundo a contar com Riding Modes. Em 2015, no entanto, foi apresentado o primeiro motor equipado com comando variável de válvulas, que melhorava a suavidade da entrega.

A quarta geração da Multistrada é uma moto ainda de maiores prestações, mas sempre fácil de conduzir. Mais robusta e ao mesmo tempo leve. Mais versátil e confortável, mas eficaz em todas as condições. Por outras palavras, a Ducati queria que a Multistrada V4 fosse a melhor “Multi” de sempre. Em suma, mais Multistrada que nunca.

A Multistrada V4 é “Sport” porque é leve e compacta, tem 170 cv, avançadas ajudas eletrónicas derivadas do MotoGP e uma ciclística que garante agilidade, para uma condução eficaz e emocionante em terreno misto. A Multistrada V4. É “Touring” graças aos intervalos de manutenção principais fixados a cada 60.000 km, à atenção obsessiva prestada ao conforto de condução durante o processo de desenvolvimento, aos sistemas de Radar (a primeira moto no mundo a tê-los à frente e atrás), ao sistema de navegação visualizável no ecrã do painel de instrumentos e à iluminação ‘cornering’. É “Enduro”, graças às excelentes capacidade em off-road, suspensões eletrónicas, entrega suave e relações de caixa. E é “Urban” porque garante uma grande facilidade de utilização a baixa velocidade, mas também graças à conectividade com o smartphone e ao estudo cuidadoso do conforto térmico. Isto explica porque é que dominar todas as estradas nunca foi tão fácil.

O trabalho de design feito na Multistrada V4 é extremamente funcional no seu espírito técnico e deu origem a um resultado estético sólido, robusto e, no entanto, refinado. Os designers da Ducati trabalharam nas proporções e dimensões compactas do corpo da moto entre os eixos, favorecendo uma perfeita combinação entre forma e função. Este facto é imediatamente notório nos volumes dissonantes da dianteira, com as linhas musculadas, mas ‘sexy’, que integram o depósito de combustível de 22 litros, combinadas com a esguia secção traseira que permite uma posição ideal, mesmo quando conduzindo em pé nas secções de off-road. O estudo dos fluxos aerodinâmicos foi dirigido a garantir o máximo de conforto possível para o condutor.

O motor é o verdadeiro coração desta moto: o V4 Granturismo. Leve (66,7 kg) e compacto, tem uma poderosa resposta, mas prova ser excecionalmente suave e fluido a baixas rotações, com muito carácter nos médios regimes e excitante em altas rotações. O V4 Granturismo tem 1158 cc e disponibiliza 125 kW (170 cv) às 10.500 rpm com um binário máximo de 125 Nm (12,7 Kgm) às 8.750 rpm. Para mais, a adoção deste motor permite um significativo aumento dos intervalos de manutenção: na Multistrada V4 as mudanças de óleo estão agendadas a cada 15.000 km, enquanto que a verificação das válvulas e eventual ajuste é requerida a cada 60.000 km. Nenhuma moto em produção vai tão longe.

O pacote eletrónico da Multistrada V4 é o pináculo do sector motociclístico em termos de segurança, conforto, performance e conectividade. A plataforma inercial (IMU) gere a operação do ABS Cornering, Ducati Wheelie Control (DWC), Ducati Traction Control (DTC), aqui na versão “cornering” e, na V4 S, as Cornering Lights (DCL).
Também de série na Multistrada V4 S está o Vehicle Hold Control (VHC), que torna mais fácil os arranques em estradas com muita inclinação. Na Multistrada V4 S, a plataforma inercial também comunica continuamente com o sistema de controlo semi-ativo Ducati Skyhook Suspension (DSS) com função Autoleveling.

Com a Multistrada V4 a Ducati introduziu também uma estreia absoluta no mundo das motos: o revolucionário sistema de radar dianteiro e traseiro, que permite a utilização do Cruise Control Adaptativo (ACC) e Blind Spot Detection (BSD). Os radares são sistemas de ajuda avançados que a Ducati desenvolveu em conjunto com um parceiro tecnológico de topo como é a Bosch e é capaz de apoiar e tornar mais confortável a condução graças à capacidade de reconstruir a realidade em torno da moto.

A Multistrada V4 está equipada com um quadro monocoque em alumínio, jante dianteira de 19 polegadas e duplo braço oscilante, capaz de acomodar jantes de raios. Tem uma distância entre eixos limitada (1.567 mm), uma dianteira desportiva, suspensões de curso longo (170 mm na roda dianteira e 180 mm na traseira), distância mínima ao solo de 220 mm e um peso a seco de 215 kg. Tudo isto permite à Multistrada V4 ser intuitiva e eficaz em curva como uma autêntica Ducati e, ao mesmo tempo, fácil de conduzir e versátil tanto para uso em estrada como em off-road.

Com o objetivo de tornar as longas etapas por autoestrada mais confortáveis, os engenheiros da Ducati prestaram grande atenção durante a fase de design e desenvolvimento ao que no mundo automotivo se designa por “Noise, Vibration, Harshness” (NVH), “ruído, vibração, rudez” – ou seja, a medida do nível geral de conforto do veículo. ,

Neste sentido, um cuidadoso estudo aerodinâmico – também em túnel de vento – foi levado a cabo para obter a melhor proteção aerodinâmica possível para condutor e passageiro, reduzindo ruídos da deslocação de ar e desviando das pernas do condutor o calor vindo do motor. O resultado é um para-brisas com um novo formato, ajustável em altura com apenas um dedo, associado a dois defletores laterais. As formas das proteções de mãos e os componentes mais expostos ao ar foram estudados ao pormenor, bem como o “som” do motor, que é refinado, mas sempre presente e com o tom Ducati. O motor V4 Granturismo também adota a estratégia de desativar a bancada de cilindros traseira quando ao ralenti. Deste modo, quando a moto está parada num semáforo a bancada traseira desativa-se (não há combustão nos cilindros), melhorando assim o conforto térmico do condutor e passageiro graças à redução da temperatura, reduzindo também o consumo de combustível.

A Multistrada V4 tem diferentes possibilidades de configuração para ir ao encontro dos mais diversos clientes. O modelo V4 standard está disponível em vermelho e representa a versão dedicada àqueles que adoram o motor de 170 cv e os 215 kg de peso.

O modelo central da gama, a V4 S, está disponível na cor “Aviator Grey” e também em vermelho. A Ducati Multistrada V4 S pode ser encomendada tanto com jantes de liga leve como com jantes de raios. Para esta moto, a Ducati pensou num novo pacote de configurações que podem ser encomendadas diretamente à fábrica (Essential, Travel, Radar, Performance, Full). É possível ver todas as opções de configuração numa secção dedicada no website www.ducati.com

A terceira versão é a Multistrada V4 S Sport, que oferece uma decoração particularmente ousada e o pacote Performance base com escape Akrapovič e guarda-lamas dianteiro em fibra de carbono.

A nova Ducati Multistrada V4 estará disponível nos Vendedores Autorizados Ducati a partir do final deste mês de Novembro.

Aqui fica a apresentação do modelo: