Texto: Rui Marcelo.
É notável a carreira dos modelos Ranger no mercado dos UTV’s utilitários e mais disponíveis para trabalho mas também momentos em lazer. Apesar da concorrência nunca ter adormecido por completo, os Polaris marcaram o ritmo da classe, inpondo várias versões, cilindradas, níveis de equipamento e claro preços. Nos 20 anos que levam nos vários mercados mundiais, fizeram carreira e serviram inclusive de base para a criação dos mais recentes General, uma espécie de Ranger mais desportivos, e inclusive os RZR, esses sim os desportivos puros, e sempre tão em moda.
[cq_vc_sidebyside card1title=”DESTAQUES” card1titlecolor=”#000000″ card1content=”Cilindrada: 999 cc
Potência: 82 cv
Peso: 710 Kg
Preço: 21.290 €” card1contentcolor=”#000000″ dividerbg=”#ffffff” dividercolor=”#333333″ card2avatar=”image” card2image=”21578″ cardshape=”cq-rounded” cardstyle=”customized” card1bg=”#FAEF15″ card2bg=”#FAEF15″]
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A gama Ranger evoluiu na cilindrada e equipamento, e na actualidade são oito as propostas vendidas em Portugal na condição de veículo homologado como tractor. Entre eles está já o novo XP 1000 ABS, o modelo em tudo idêntico à mais recente versão do modelo de 1000 cc, mas onde o sistema de travagem combinada anti-bloqueio, ABS, toma lugar de destaque. O modelo bebe das mesmas alterações estéticas introduzidas há dois anos, com linhas mais agressivas e equilibradas, sem perder de vista as enormes capacidades de trabalho.
Todo o equipamento evoluiu em qualidade, robustez e fiabilidade, à semelhança de toda a gama Polaris, aplicando por completo os ensinamentos do passado. Este Ranger surge equipado com o conceituado motor Prostar de dois cilindros paralelos da marca, capaz de debitar 82 cavalos e sobretudo criar um momento de força que permite trabalhos tão esforçados e que podem chegar por exemplo a uma capacidade para puxar quase 1100 kg. O Ranger aposta em rodas de maior dimensão e um chassis que lhe liberta mais de 30 cm de altura ao solo, com bom curso de suspensões (independentes nos quatro eixos) e a adição da direcção eléctrica assistida, o sistema EPS da Polaris. No interior, além dos dois lugares disponíveis, contam-se mais espaços para pequenos objectos e o painel de instrumentos digital LCD com 4 polegadas de dimensão. A caixa traseira continua a permitir movimentos, útil para trabalhos mais exigentes. Na mecânica, todo o sistema de transmissão automática por variador, foi reforçado já aquando do surgimento das actuais versões do Ranger, contando com altas, baixas, lentas e bloqueio de diferencial.
Já o sistema ABS permite um nível de segurança ampliado, garantindo uma gestão mais eficaz da travagem sobretudo em condições de piso muito difíceis, accionando os quatro discos independentes em cada uma das rodas. Tudo isto são melhorias, graças também a várias alterações a nível da electrónica e gestão do veículo, sistemas muito mais dedicados e robustos, mesmo em muito adversas condições de trabalho.
Este e vários outros Ranger são construídos na unidade da marca sedeada na Polónia e é curioso que este modelo em especial, apenas estará disponível no mercado europeu, juntando-se como se referiu a uma gama que começa na versão de 570 cc de capacidade e depois avança por vários modelos, com 2, 3 ou mesmo 6 lugares, e incluindo ainda uma versão com motor a gasóleo. Ah, e têm ainda uma vasta e sempre crescente gama de acessórios originais disponíveis, bem ao gosto de quem vive intensamente o campo e as suas necessidades.