Depois da sua estreia em competição, a nova Aprilia RS 660 Trofeo passa a estar disponível para qualquer entusiasta que se queira aventurar em pista com esta nova versão da supersport da casa de Noale.
Este modelo foi directamente desenvolvido pelo departamento da Aprilia Racing, que usou componentes de nível superior de modo a oferecer o equilíbrio perfeito entre a arquitetura de chassi, motor e electrónica. Tal como a sua irmã de estrada, esta proposta procura elevar a fasquia na categoria, oferecendo uma arquitetura de dois cilindros e uma relação peso/potência conjugados com um pacote eletrónico líder no segmento.
As afinações do motor resultam agora numa potência de 105 cv, um valor recorde para um bicilíndrico em linha de média cilindrada. Por seu turno, o peso a seco acusa na balança uns parcos 153 kg. A centralina foi reprogramada no modo Race, com um mapeamento agora “full power”, desenvolvido pela Aprilia Racing e orientado para a performance em pista. A este extra de ‘software’, junta-se também uma nova linha de escape da SC Project.
O painel de instrumentos é um TFT colorido que foi reprogramado e conta um módulo de botões de controlo colocados no avanço do lado esquerdo. Na RS 660 Trofeo, o sistema de travões foi simplificado com linhas independentes. A ignição e o ABS foram retirados, mas a unidade de controlo de ABS, porém, permanece conectada para atuar através do sistema de ajudas electrónicas integradas nesta unidade.
A nível de suspensões, na dianteira conta com cartucho interno “Misano by Andreani”, ajustável em compressão hidráulica e amortecimento e pré-carga. O amortecedor traseiro é um Öhlins AP948, com pré-carga hidráulica, ajuste de amortecimento de compressão e recuperação. Os pneus são uns Pirelli Supercorsa V3 SC1.
A arquitetura do chassi foi otimizada para proporcionar uma posição de pilotagem rebaixada graças ao posicionamento do semi-avanços que são ajustáveis. As peseiras são também ajustáveis para que cada piloto possa alcançar a ergonomia ideal. As carenagens são em fibra de vidro.
Os detalhes completos estão disponíveis em www.factoryworks.aprilia.com, onde é possível entrar em contacto diretamente com a Aprilia Racing para adquirir a nova RS 660 Trofeo.
O preço em Itália, sem imposto, é de 14.700 euros.
Outros artigos: