Aprilia reage à suspensão de Andrea Iannone

Massimo Rivola e a Aprilia Racing mantém-se do lado de Andrea Iannone depois de conhecida a sentença do Tribunal Arbitral do Desporto.

Massimo Rivola, CEO da Aprilia Racing

Foi conhecida hoje a decisão do Tribunal Arbitral do Desporto em agravar a suspensão de Andrea Iannone para quatro anos. A Aprilia sempre esteve do lado do piloto italiano desde o momento em que acusou uma substância proibida num teste anti-doping. A marca italiana mantém essa posição, em comunicado divulgado hoje após o conhecimento da sentença do TAD.

«Os valores éticos e desportivos aos quais a Aprilia sempre aspirou incluem tolerância zero a qualquer prática proibida pelo regulamento e exige a aceitação e observância dos julgamentos embora, porém nesta ocasião tenha sido uma decisão dura que parece ir além do que os documentos, a prova científica e até dos julgamentos anteriores emitidos pela Federação Internacional indicavam», diz o comunicado da Aprilia. E acrescentando que «desde o início deste assunto que a Aprilia Racing escolheu estar do lado do piloto e mesmo nesta altura, como forma de consistência, apoiam-no, tendo acreditado e continuado a acreditar que ele agiu de boa fé».

Massimo Rivola: «continuamos do seu lado»

No mesmo comunicado há uma declaração de Massimo Rivola, CEO da Aprilia Racing. «Julgamentos têm que ser observados e aceites, mesmo que muitos elementos desta decisão levantem perplexidades, mesmo do ponto de vista puramente científico. Não nos arrependemos ter estado do lado do Andrea e, pelo contrário, continuamos ao seu lado nesta altura. Este assunto, com os seus prazos extremamente alargados, prejudicaram enormemente a Aprilia Racing e as suas estratégias para esta e para a próxima temporada. No entanto, agora temos que olhar para o futuro, e é o nosso dever rapidamente encontrar uma solução de alto nível que abrace este projecto que começámos com o Andrea e que nos permitirá continuar o nosso crescimento, que está lá e é claramente evidente».

A Aprilia estava dependente da decisão do TAD para concluir a sua formação de MotoGP para a próxima temporada. A equipa italiana planeava manter Aleix Espargaró e Andrea Iannone, mas agora terá que avançar para um plano B, quando o mercado de pilotos está praticamente esgotado.