Estamos a chegar aquele ponto do ano em que os grandes fabricantes começam a revelar muitas das suas novidades para o ano seguinte. Neste caso falamos da Aprilia, pois a marca italiana tem vindo a “provocar-nos” com um conjunto de imagens escurecidas daquela que, tudo indica, será uma das suas novidades e grandes estrelas para a temporada 2024: a nova RS 457!
A desportiva, que durante muito tempo se pensou que seria denominada de 440, tem afinal uma denominação um pouco diferente, mas mantém a aposta nas características desportivas que fazem parte do ADN da casa de Noale.
Fabricada na Índia em parceria com a TVS Motors, recorrendo às instalações da marca indiana partilhadas com o Grupo Piaggio, a nova Aprilia RS 457 vai integrar a gama de desportivas de Noale, integrando-se precisamente entre a RS 125 para os motociclistas mais jovens e a bem-sucedida RS 660, a proposta para aqueles que gostam da adrenalina de uma desportiva, mas não querem ter de domesticar a potência da RSV4 com 217 cv.
A apresentação desta novidade está marcada para o próximo dia 7 de setembro, durante a tarde, num evento que vai decorrer no terraço do paddock do circuito Misano World Circuit Marco Simoncelli, onde no próximo fim de semana se disputará o Grande Prémio de São Marino – clique aqui para ver os horários completos .
Entre os convidados da apresentação da nova RS 457 estarão, certamente, os pilotos Aprilia de MotoGP, como Aleix Espargaró, Maverick Viñales, Raul Fernandez e, claro, o piloto português Miguel Oliveira. Será a partir desse momento que ficaremos a conhecer os detalhes técnicos da mais recente desportiva de Noale, pelo que aconselhamos a que esteja atento a www.motojornal.pt para ficar a par de todos os detalhes desta novidade italiana.
Sendo que nas imagens teaser que ilustram este artigo não é possível perceber corretamente os detalhes da RS 457, temos de recorrer a algumas imagens espia da moto que foram captadas durante os testes de estrada na fase final de desenvolvimento deste modelo.
Com um design que se assemelha em tudo à RS 660, poderemos contar com pequenas modificações de forma a permitir que este design tão característico dos modelos mais desportivos da Aprilia se adapte em dimensões, mais reduzidas, que vamos encontrar na RS 457.
O motor bicilíndrico paralelo terá uma potência muito próxima dos 50 cv, em linha com rivais do seu segmento, contando esta moto com uma ciclística aprimorada, pese embora o foco da Aprilia seja em disponibilizar um conjunto acessível em termos de preço, o que obrigatoriamente leva a uma opção por componentes menos exóticos.
Ainda assim, o quadro parece ser a mesma estrutura dupla trave, ou pelo menos deriva, que encontramos na RS 660 e Tuono 660, talvez com algumas modificações em termos de dimensões gerais e também com diferentes níveis de rigidez estrutural visto a Aprilia RS 457 não ser uma moto tão potente e exigente para o quadro.
O braço oscilante aparenta também ser semelhante ao das motos 660 cc, contando ainda com forquilha invertida na dianteira e monoamortecedor atrás, sistema de travões com discos em ambos os eixos e ABS de dois canais, ou seja, sistema de ABS independente entre travão dianteiro e traseiro. Jantes específicas e de novo design completam o conjunto, sem esquecer que, ao melhor estilo da fábrica de Noale, poderemos contar com um pacote eletrónico evoluído para o segmento.
O acelerador será eletrónico e abre a porta à utilização de modos de condução, sendo que não devemos esperar que nesta Aprilia RS 457 se incluam todas as múltiplas opções e ajudas eletrónicas à condução que encontramos nas 660 ou nas mais exóticas V4.
A posição de condução aparenta ter sido concebida para permitir ao condutor desfrutar de algum conforto, com o tronco a ficar direito, mas não demasiado vertical.
Ainda assim, e mais uma vez referimos que estamos a usar por base para esta “análise” apenas as fotos espia que têm circulado desde há alguns meses na internet, particularmente nos meios de comunicação especializados indianos, notamos que os poisa-pés estão posicionados mais atrás, a recordar as desportivas mais agressivas, mas sem serem demasiado elevados.
A ótica tripartida com as luzes diurnas em LED com um formato muito particular e vincado, que fazem a ligação a outros modelos Aprilia, ou ainda o depósito de combustível bastante volumoso, permitem dotar esta pequena desportiva RS 457 de uma imagem de moto “grande”.
Claro que tudo isto tem de ser confirmado quando a apresentação da novidade acontecer durante a tarde da próxima quinta-feira 7 de setembro.
Mais informações em breve, por isso fique atento à sua Revista MotoJornal!