Tal como tinha prometido, a Aprilia revelou na tarde desta quinta-feira 7 de setembro a sua mais recente coqueluche, uma moto criada a pensar nos motociclistas que procuram crescer no segmento dos modelos desportivos e que querem algo diferenciado, quer pela performance do motor, mas também pela tecnologia usada. A nova Aprilia RS 457 promete ser um novo capítulo da saga RS, mas mantendo a receita vencedora de outros modelos.
Apresentada no circuito de Misano e com a presença dos pilotos de MotoGP, Aleix Espargaró, Maverick Viñales, Miguel Oliveira e Lorenzo Savadori, e ainda com o “estado maior” da Aprilia Racing presente, incluindo Massimo Rivola e Romano Albesiano, o primeiro destaque que temos de fazer em relação à RS 457 é que esta moto nasce para corresponder à procura por parte de mercados emergentes, ou mercados que estão a evoluir para outros patamares de maturidade.
Nesse sentido, a Aprilia, beneficiando da parceria entre o grupo Piaggio e a marca indiana TVS Motors, opta por fabricar esta moto na Índia, mas mantendo um apertado controlo sobre a qualidade e métodos de construção.
Isso significa que a RS 457 vai, na perspetiva da Aprilia, conseguir uma penetração em mercados que correspondem a números de vendas anuais incríveis, e, por outro, permitirá à marca italiana disponibilizar nos diversos mercados europeus (e americano, claro) uma moto fabricada de acordo com os padrões de qualidade a que os motociclistas europeus estão habituados, e com um preço que, apesar de não ter sido ainda divulgado, deverá ser bastante competitivo.
Passando da parte estratégica e comercial para uma primeira análise mais técnica, a nova Aprilia RS 457 apresenta-se como uma desportiva que mantém o ADN desportivo de Noale.
Isto significa que a desportiva mantém a mesma linguagem estilística que encontramos noutros modelos como a supersport RS 660, mas também com uma clara ligação de design à mais poderosa RSV4. A ótica dianteira tripartida inclui iluminação “full LED”, com os intermitentes a estarem inclusivamente incluídos nas luzes diurnas, que conferem uma assinatura luminosa bastante agressiva.
Pese embora mantenha essa proximidade visual com as outras desportivas Aprilia, a verdade é que a RS 457 aposta em determinados elementos específicos. Por exemplo, a secção traseira aposta num novo design, de formas compactas, sem elementos aerodinâmicos tão pronunciados como por exemplo vemos nas RS 660 ou RSV4.
E por falar em aerodinâmica, diga-se que a Aprilia aposta na mesma receita, ou seja, as carenagens laterais de duplo perfil permitem à RS 457 beneficiar de um comportamento aerodinâmico otimizado para garantir a estabilidade a velocidades mais elevadas.
Com uma posição de condução que tem por base uma geometria mais desportiva, a Aprilia preferiu não seguir um caminho demasiado agressivo.
Isto significa que para conseguir dotar a RS 457 de algum conforto, a marca italiana preferiu posicionar os avanços acima da mesa de direção superior, permitindo assim que o condutor não seja obrigado a um esforço demasiado exagerado ao nível dos braços, mas permitindo ainda assim que o condutor se possa debruçar um pouco sobre o depósito de combustível de forma a garantir um maior controlo sobre o conjunto que pesa, a seco, apenas 159 kg, sendo que esse valor sobe para os 175 kg se for peso a cheio.
No interior das carenagens e de um quadro dupla trave de dimensões compactas, fabricado em alumínio, que viu a sua rigidez otimizada graças ao motor que é utilizado como elemento estrutural, nomeadamente com o quadro a fixar na sua zona posterior diretamente ao cárter, uma solução estreada na RS 660, encontramos um bicilíndrico paralelo.
Com 457 cc e uma nota de escape muito peculiar graças à configuração de 270 graus da ordem de disparo dos cilindros, este motor posiciona-se precisamente no limite definido para os motociclistas detentores da carta A2. Ou seja, 47 cv.
Continuando na ciclística, destacamos nesta novidade a forquilha invertida com bainhas de 41 mm de diâmetro, que garante um curso de 120 mm à ronda dianteira, e pode ser ajustada em compressão e pré-carga, enquanto na traseira, fixo diretamente ao braço oscilante, encontramos um monoamortecedor ajustável em pré-carga, mas que permite que a roda traseira percorra um curso máximo de 140 mm.
O sistema de travagem ByBre inclui disco de 320 mm à frente mordido por pinça radial de 4 pistões, e na traseira brilha um disco de 220 mm com pinça simples. Ao nível da travagem é impossível não referir que a nova Aprilia RS 457 conta com um evoluído sistema de ABS de dois canais, que disponibiliza dois modos de funcionamento: o ABS atual em ambos os eixos ou apenas no eixo dianteiro.
Por último, e numa era do motociclismo onde a tecnologia é vital, temos de referir que a nova Aprilia RS 457 inclui de série um pacote eletrónico que inclui três modos de condução, sendo que cada modo atual sobre a forma como a potência e o binário são disponibilizados, mas também um controlo de tração que pode ser ajustado em três níveis de intervenção, podendo inclusivamente ser desligado por completo.
Tudo isto pode ser controlado e visualizado através de um painel de instrumentos TFT a cores e de 5 polegadas, sendo que os comandos nos punhos são retroiluminados para maior facilidade de utilização à noite.
A Aprilia RS 457 estará disponível em três opções de cor e grafismos: preto, branco ou versão réplica das decorações de competição de MotoGP.
De momento, o importador da marca italiana em Portugal, a Officina Moto, ainda não revelou qual será o preço de comercialização da nova RS 457, nem quando é que a nova desportiva estará disponível nos concessionários oficiais Aprilia Portugal. Contamos poder dar-lhe estas informações oficiais o mais rápido possível.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!