Enquanto as férias de verão de MotoGP prosseguem e os pilotos vão encontrando formas de descontrair antes de dar início à segunda metade da temporada, alguns pilotos e departamentos de competição continuam a “carburar” a toda a velocidade! Por exemplo a Aprilia Racing e alguns dos seus pilotos como Maverick Viñales, Lorenzo Savadori ou Matteo Baiocco, para além de Tommaso Marcon e Alessandro Delbianco, que visitaram um circuito italiano com as diferentes motos da marca de Noale, incluindo a RSV4 Trenta.
Da sessão de treinos realizada esta semana no circuito de Cremona, e apesar da surpresa que foi ver Viñales aos comandos da sua nova RSV4 preparada pela Aprilia Racing para treinos, o que mais se destacou foi a aparição de uma superdesportiva RSV4 equipada com um componente especial de MotoGP!
E qual é esse componente especial montado na Aprilia RSV4?
Estamos a falar da famosa “colher” posicionada à frente da roda traseira da moto, e fixa à secção inferior do braço oscilante. Uma solução diretamente derivada dos protótipos de MotoGP e que foi desenvolvida para ajudar a combater a temperatura do pneu traseiro e alterar a aerodinâmica.
Para além da foto publicada na página oficial de Instagram do italiano Matteo Baiocco, o próprio piloto confirmou na sua publicação a utilização para teste de desenvolvimento de “Qualquer coisa nova e fantástica”, referindo-se assim ao spoiler inferior que a Aprilia utiliza na sua RS-GP de MotoGP e parece estar disposta a instalar numa versão futura da superdesportiva RSV4 que podemos adquirir nos concessionários.
Por outro lado, existe na foto desta Aprilia RSV4 um segundo detalhe que pode significar que a casa de Noale está a preparar-se para lançar uma versão bastante especial para todos aqueles que gostam da marca italiana.
Um olhar mais atento à carenagem inferior da RSV4 equipada com a “colher” de MotoGP, permite visualizar a palavra “Trenta”.
Este detalhe é relevante se tivermos em conta que em 2022 passam exatamente 30 anos desde a conquista do primeiro título da Aprilia no Mundial de Velocidade. Foi precisamente em 1992 quando Alessandro Gramigni conquistou o título na categoria 125 cc e deu assim início a uma série de conquistas mundiais para a Aprilia.
Não é difícil imaginar que à luz desta data, a palavra “Trenta” poderá indicar que a Aprilia RSV4 estará disponível numa versão especial, provavelmente de produção muito limitada, equipada com soluções técnicas mais exóticas e outras derivadas de MotoGP como o spoiler inferior da roda traseira.
Será esta a primeira imagem da futura Aprilia RSV4 Trenta?
Teremos de aguardar mais alguns meses, provavelmente até ao Salão de Milão EICMA em novembro, para conseguir confirmar se realmente veremos chegar aos concessionários da Aprilia esta RSV4 Trenta.
Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos continuar a acompanhar de perto as novidades deste projeto especial da Aprilia RSV4. A não perder!