Aprilia RSV4 X Ex3ma – A primeira com efeito solo!

A Aprilia Racing dá um passo em frente na aerodinâmica. A RSV4 X Ex3ma é a primeira moto disponível ao público com carenagens de efeito solo!

O departamento de competição da casa de Noale voltou a ‘atacar’, e desta vez não deixou praticamente nada ao acaso. A nova Aprilia RSV4 X Ex3ma é a mais recente loucura da marca italiana, uma moto concebida exclusivamente para uso em pista e de produção limitada, que recorre a soluções únicas e que derivam diretamente do protótipo de MotoGP, a RS-GP24.

Mantendo o seu objetivo de disponibilizar aos motociclistas ‘comuns’ motos que são verdadeiramente réplicas de competição, a Aprilia Racing enfrentou um novo desafio de trazer para as pistas a aerodinâmica revolucionárias de da RS-GP24, nomeadamente as suas carenagens efeito solo.

Até agora, nenhuma moto produzida por outro fabricante oferece este tipo de pacote aerodinâmico disponibilizando-a ao público. Apenas os pilotos da categoria rainha têm a oportunidade de sentir o que é pilotar uma moto com este tipo de aerodinâmica.

Com a RSV4 X Ex3ma qualquer motociclista poderá sentir-se na pele de um piloto de MotoGP… desde que consiga ser um dos sortudos que conseguirá adquirir uma das 30 unidades que a Aprilia Racing vai produzir desta moto e pagar os 80.000€ (mais IVA)!

rsv4 x ex3ma

Numa moto que apresenta uma esbelta pintura denominada Perla Nera, uma clara referência e inspirada na decoração usada por Max Biaggi quando conquistou três títulos aos comandos da Aprilia RS 250 no Mundial de Velocidade (1994 a 1996), o maior destaque vai para as novas carenagens aerodinâmicas e respetivos apêndices que fazem desta RSV4 X Ex3ma uma moto única.

Mantendo a procura por elevar os limites da aerodinâmica em duas rodas, a Aprilia Racing aplicou à plataforma RSV4 o pacote aerodinâmico da RS-GP24 que hoje em dia vemos em MotoGP.

Nas laterais estão agora posicionadas umas carenagens mais ‘gordas’, mais protuberantes, que permitem que, quando em inclinação numa curva, a carga aerodinâmica gerada pela moto permita manter a moto ainda mais colada ao asfalto, percorrendo as curvas com uma velocidade sem rival.

As formas exclusivas e patenteadas dos flancos da RSV4 X Ex3ma foram concebidas para explorar a pressão entre a carenagem e o solo, em inclinação. O denominado efeito solo.

De acordo com a Aprilia Racing, esta nova carenagem garante um aumento de 3 vezes ao nível da carga lateral que ajuda a ‘colar’ a moto ao asfalto em curva, quando comparada com a carenagem da RSV4 X Trenta que precede esta nova edição limitada apenas para pista.

A acompanhar as carenagens laterais efeito solo encontramos uma nova dianteira. Neste caso destaca-se a enorme asa dianteira com uma largura de 550 mm, com um design profundamente redefinido, mais curva. A marca italiana garante que, em linha reta, esta nova asa dianteira permite aumentar a força descendente em 5 vezes em comparação com a RSV4 X Trenta!

Isto traduz-se, claro, numa menor tendência para a moto levantar a roda dianteira do solo quando em aceleração, e em consequência, o piloto vai não só conseguir acelerar mais forte e mais cedo, como poderá usar menos intervenção eletrónica para controlar a RSV4 X Ex3ma.

rsv4 x ex3ma

O pacote aerodinâmico extremo desta moto especial, apresenta ainda outros apêndices, como o “spoiler” inferior fixo ao braço oscilante, ou ainda as pequenas asas que cobrem parte dos discos de travão na roda dianteira, posicionadas num ângulo que visa otimizar o comportamento aerodinâmico em curva.

As novas carenagens da Aprilia RSV4 V Ex3ma são fabricadas pelos especialistas da PAN Compositi, que utilizam no seu processo de fabrico as mesmas técnicas que são usadas para produzir as carenagens da Aprilia RS-GP24 de MotoGP.

Numa moto que é inteiramente montada à mão pelos especialistas do departamento de competição da casa de Noale, existem ainda muitos outros detalhes que temos de destacar.

Nomeadamente o uso de um novo pacote eletrónico APX. Neste caso a RSV4 X Ex3ma dá uso a um APX mais evoluído, mais focado em facilitar a vida do piloto na sua afinação, nomeadamente no que diz respeito aos parâmetros de potência do motor, controlo de tração, “anti-wheelie” ou efeito travão-motor.

O piloto poderá, em andamento, recorrer aos comandos dedicados nos punhos para ajustar estes parâmetros da eletrónica. Ou, se preferir, pode ajustar todos estes parâmetros de forma ainda mais detalhada usando o portátil Yashi que a Aprilia Racing oferece com a moto, onde se encontra instalado um programa específico para trabalhar o APX de forma mais intuitiva.

Refira-se que, tal como numa verdadeira moto de competição, cada parâmetro da eletrónica pode ser ajustado de acordo com cada uma das 6 relações de caixa, e o módulo de GPS integrado na moto permitirá otimizar o comportamento do APX de acordo com a posição da moto em pista, para além de usar diversos sensores que permitem recolher inúmeros dados de telemetria.

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Tecnicamente, a Aprilia RSV4 X Ex3ma utiliza o conhecido e aclamado motor V4 a 65 graus, com 1099 cc e que depois de sofrer algumas melhorias nos seus componentes internos, permite gerar uma potência máxima de 230 cv às 13.500 rpm (o limitador está às 13.900 rpm) e um binário de 131 Nm às 11.000 rpm.

Graças à injeção eletrónica afinada pela Aprilia Racing, ao uso de um filtro de ar da Sprint Filter específico, ao aumento da taxa de compressão, e instalação de um sistema de escape completo da SC Project, que inclui coletores em titânio e termina numa ponteira dupla em carbono a recordar as saudosas ponteiras das motos a 2T de Grande Prémio como a RS 250, a RSV4 X Ex3ma eleva a performance para um patamar superior e que certamente será do agrado dos pilotos.

Neste projeto muito especial, e para além da contribuição única de Max Biaggi no desenvolvimento da moto, a Aprilia Racing recorre a comandos nos punhos da Jetprime, diversos componentes em alumínio maquinado onde se destaca a mesa de direção com o número exclusivo de produção, radiador de água e óleo sobredimensionados e da Taleo Racing, cremalheira em titânio da PBR, que também fornece o pinhão de ataque, sem esquecer uma corrente de transmissão da RK.

Na ciclística da RSV4 X Ex3ma, e para além do famoso quadro dupla trave em alumínio que a Aprilia Racing tem vindo a evoluir ao longo dos anos e tornou-se num símbolo das superdesportivas de Noale, realçamos as jantes fabricadas em fibra de carbono para melhorar a agilidade e ajudar a reduzir o peso, a bomba radial de travão Brembo 19×16 que comanda as pinças GP4 MS maquinadas, e nas quais estão instaladas pastilhas Brembo Z04, que mordem discos T-Drive de 330 mm, também fornecidos pela marca italiana.

As jantes de fibra de carbono estão cobertas por pneus Pirelli Diablo Slick, os mesmos usados no Mundial Superbike, neste caso nos compostos SC1 para a frente e SCX para a traseira. Já as suspensões mecânicas são da Öhlins, especificamente calibradas para a RSV4 X Ex3ma, incluindo a forquilha dianteira pressurizada.

Tudo isto resulta numa moto com um peso anunciado pela Aprilia Racing que é de apenas 165 kg!

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Por fim, e porque estamos perante uma moto bem especial, a marca italiana confirma que os felizes proprietários vão poder receber a sua moto diretamente na Aprilia Racing em Noale, onde terão direito a uma visita guiada ao departamento de competição.

Cada uma das trinta unidades da RSV4 X Ex3ma será entregue ao proprietário acompanhada do portátil Yashi, uma capa para guardar a moto que é personalizada, um tapete personalizado, e ainda um cavalete para a traseira.

Conforme já referimos, o preço desta moto para pista é de 80.000€ (mais IVA), e as reservas podem ser feitas clicando aqui .

Esta é a mais recente loucura do programa Factory Works que a Aprilia Racing iniciou há alguns anos, e onde permite que o ‘comum’ motociclista tenha acesso a motos que usam tecnologia e soluções técnicas que apenas são usadas em competição, como é o caso do MotoGP.

Galeria de fotos Aprilia RSV4 X Ex3ma

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