Aprilia RSV4 XTrenta – A mais extrema

A Aprilia RSV4 XTrenta celebra trinta anos da conquista do primeiro título mundial. A versão mais extrema da superdesportiva de Noale.

RSV4 XTrenta

A Aprilia Racing está a atravessar um grande momento em MotoGP, com Aleix Espargaró e Maverick Viñales a colocarem o protótipo RS-GP nos lugares de destaque da categoria rainha. Mas o departamento de competição, através do programa Factory Works, permite agora ao comum mortal aceder a parte da tecnologia que podemos encontrar nas motos dos dois pilotos espanhóis – e a partir de 2023 também de Miguel Oliveira –, lançando no mercado a versão mais extrema da superdesportiva da Noale: a Aprilia RSV4 XTrenta.

A primeira coisa que deve ser tida em conta nesta RSV4 XTrenta é que estamos perante uma moto para uso exclusivo em pista, tal como a RSV4 X que a Aprilia apresentou em 2019.

Por essa razão, a Aprilia Racing, em parceria com uma série de empresas que colaboraram neste projeto especial, conseguiu levar ao extremo as prestações e especificações da RSV4 que podemos conduzir em estrada.

RSV4 XTrentaA segunda coisa que tem de ter em mente se estiver interessado em adquirir esta RSV4 XTrenta, é que esta moto “track only” e de produção limitada a apenas 100 unidades para todo o mundo, está decorada com um esquema de pintura e grafismos que se apresenta como uma interpretação moderna da moto utilizada por Alex Gramigni quando conseguiu alcançar o primeiro título mundial para a Aprilia, então na categoria 125 cc.

O primeiro título mundial da marca de Noale foi conquistado há trinta anos, e daí o nome RSV4 XTrenta.

Em termos técnicos, a Aprilia não olhou a meios para criar uma moto verdadeiramente espetacular. O motor V4 que tem sido uma das grandes forças da Aprilia RSV4 ao longo dos anos, foi modificado, apresentando uma taxa de compressão mais elevada. A potência anunciada é de 230 cv!

RSV4 XTrentaPor outro lado, o peso, graças à utilização de carenagens em fibra de carbono que são produzidas pela PAN Compositi replicando as mesmas técnicas usadas para fabricar as carenagens do protótipo de MotoGP, a RS-GP, mas também à utilização de componentes mais leves como as esbeltas jantes Marchesini M7R Genesi em magnésio forjado, entre outros componentes em alumínio maquinado, é apenas de 166 kg!

A Aprilia RSV4 XTrenta apresenta então uma relação peso potência incrível. E para ajudar a controlar uma moto tão potente e leve, a Aprilia Racing recorre a um pacote aerodinâmico ainda mais evoluído do que aquele que encontramos na atual geração da RSV4 de estrada.

Destacamos as novas asas dianteiras, de maior dimensão, mas também uma traseira redesenhada também com pequenas asas para garantir mais estabilidade. Mas no pacote aerodinâmico da RSV4 XTrenta o grande destaque vai para a estreia mundial da denominada “colher” de MotoGP.

RSV4 XTrentaEste elemento está fixo à zona inferior do braço oscilante, exatamente como podemos ver desde 2019 nas motos de MotoGP.

De acordo com a Aprilia Racing, a RSV4 XTrenta apresenta por isso uma carga aerodinâmica 25% superior e um coeficiente de arrasto 4% inferior, o que revela bem do nível extremo desta configuração aerodinâmica desenvolvida pela Aprilia para esta moto tão especial.

Numa moto pensada para uso exclusivo em pista não podem faltar uma série de componentes especiais. E nesse aspeto a Aprilia RSV4 XTrenta recebe componentes de topo.

As suspensões Öhlins são especialmente preparadas pelos especialistas da Andreani em colaboração com os engenheiros de MotoGP da Aprilia Racing. As modificações na ciclística continuam com a instalação de pinças de travão Brembo GP4-MS, de construção monobloco e maquinadas, que mordem discos Brembo T-drive de 330 mm à frente.

O sistema de escape completo é fornecido pelos parceiros da Aprilia Racing. A SC Project desenvolveu um sistema de escape de desenho exclusivo, com coletores em titânio e ponteira em fibra de carbono. Este escape ajuda o motor a “respirar” melhor, contribuindo para atingir os referidos 230 cv, tal como também ajuda a utilização de um filtro de ar Sprint Filter com tecnologia usada em MotoGP, mas também na Fórmula 1.

E por falar em sistema de escape, convém também referir que em breve será disponibilizado, como opcional, uma versão diretamente derivada do sistema de escape usado pelas Aprilia RS-GP de MotoGP.

E as novidades continuam!

Para além de tudo o que já referimos, nesta Aprilia RSV4 XTrenta encontramos ainda pneus Pirelli Diablo SBK slick (composto SC1 e SCX), uma centralina Magneti Marelli com calibrações específicas para as ajudas eletrónicas, um radiador especial usado no Mundial Superbike e fornecido pela Taleo Tecnoracing, um pinhão de ataque em titânio, exclusivo para esta moto, e criado pela PBR, e ainda um painel de instrumentos de competição com assinatura da JetPrime.

A Aprilia Racing revela que cada uma das 100 unidades será numerada, e o preço a pagar para ter uma destas joias na sua coleção é de 50.000€ (sem IVA).

Refira-se que apenas será possível adquirir uma RSV4 XTrenta através do website www.factoryworks.aprilia.com com as reservas a abrirem no próximo dia 6 de setembro. Alguns dos clientes poderão ter ainda a oportunidade de receber a sua moto diretamente no departamento de competição Aprilia Racing, podendo depois visitar o mesmo.