A Aprilia tornou-se conhecida especialmente por causa das suas motos de de baixa cilindrada. Apesar de ter alargado a sua gama com a introdução de motos de maior capacidade ao longo dos anos, a marca de Noale manteve a aposta em alguns dos seus mais pequenos, mas icónicos, modelos. Bastante populares no passado, as Aprilia SX 125 e RX 125 estão de volta.
As SX e RX 125 foram renovadas e, depois de uma breve ausência, estão de regresso ao catálogo da marca. Ambas reforçando esteticamente os respectivos estilos, supermoto para SX e enduro para a RX.
Apesar de partilharem muitos componentes, do motor ao quadro, há também diferenças importantes entre os dois modelos.
O motor é um monociclíndrico de 124,2 cc a quatro tempos, cabeça de quatro válvulas, DOHC, refrigerado por líquido e cumpridor da norma Euro4. O propulsor é montado num quadro de aço.
Tem caixa de seis velocidades, e a transmissão final é diferente para cada modelo, mais longa na SX e mais curta na RX.
Componentes partilhados
As suspensões são as mesmas para ambas: uma forquilha invertida de Ø41 mm com curso de 240 mm; atrás montam um amortecedor num sistema de acção progressiva que proporciona à roda um curso de 220 mm.
Na SX as rodas são ambas de 17 polegadas, com a travagem entregue a um disco de 300 mm na dianteira outro de 220 mm na traseira. O sistema de travagem conta com ABS.
No caso da RX as rodas são também raiadas mas de 21 polegadas à frente e 18 atrás; o disco dianteiro é de 260 mm e o traseiro de 220. Conta também com ABS.
Ambas pesam 134 kg em ordem de marcha, e o depósito tem capacidade para 7 litros de combustível.
A RX é um pouco mais alta, como assento a 905 mm do solo; o da SX está a 880 mm de altura.
As Aprilia SX 125 e RX 125 já estão à venda em Portugal – ver lista de concessionários aqui – por 3924 € (mais 313,50 € de despesas de matriculação).