ARCH KRGT-1 vem para a Europa

O actor americano Keanu Reeves é um apaixonado pelas duas rodas com motor, e em 2011 fundou a sua própria marca com o preparador californinano Gard Hollinger. Agora um dos seus modelos foi repensado para as normas europeias, e a marca americana, com a KRGT-1, dá o primeiro passo na descoberta da Europa.

Texto Vitor Martins • Fotos Arch Motorcyle

À descoberta da Europa

Quando em 2007 Keanu Reeves encomendou a personalização de uma Harley-Davidson à L. A. County Choprods de Gard Hollinger, possivelmente ainda não tinha pensado em ter a sua própria marca. Quando Hollinger acabou o trabalho, da Harley só restava o motor, e Reeves gostou tanto do resultado final que sugeriu ao preparador construir mais e fundar uma marca própria. Hollinger ficou reticente, pois já tinha a sua própria empresa e não estava muito disposto a dar um passo tão importante. Mas a estrela de cinema foi convincente e conseguiu fazer com Gard Hollinger mudasse de ideias, e juntos fundaram a Arch Motorcycle, com sede em Hawthorne, Los Angeles, em 2011.

O primeiro produto da empresa californiana foi a KRGH-1 – as iniciais dos fundadores – uma performante cruiser, e depois seguiram- se outros dois modelos, a 1s, uma cruiser arraçada de street fighter, e depois a Method 143, uma concept com ar bem disitinto, com quadro em fibra de carbono e com o maior motor usado pela Arch até agora, um bicilíndrico com 143 polegadas cúbicas, ou seja, 2343 cc.

A KRGH-1 foi apresentada em 2014, e agora foi actualizada. E já que estavam com a mão na massa, tiveram em conta as normas europeias, sendo o ponto de partida para a descoberta do mercado europeu. A Arch KRGH-1 usa um motor S&S de dois cilindros em V, ligeiramente alterado pela Arch Motorcycle, com um sistema de admissão próprio, assim como o sistema de escape 2-1.

Com quadro tubular e braço oscilante maquinado em alumínio, monta suspensões Öhlins e rodas de fibra de carbono de 19 polegadas à frente e 18 atrás, com pneus Michelin Commander II. A travagem está a cargo de um sistema ISR, com pinças de seis êmbolos nos dois discos dianteiros e agora equipada com ABS, obrigatório no mercado europeu.

A nova Arch KRGH-1 viu cerca de 150 componentes redesenhados para esta nova geração que parte à procura da Europa. Para isso a Arch Motorcycle tem dois distribuidores na Europa: a Speedbox GmbH trata das vendas na Suiça, Alemanha, Lichtenstein e Áustria, e a Future Moto gere o mercado britânico. Para os restantes países europeus, Portugal incluído, os interessados deverão contactar directamente a Arch Motorcycle (archmotorcycle.com).