Atualização à cerimónia de inauguração da escultura memorial de Paulo Gonçalves

A organização da cerimónia de inauguração da escultura memorial de Paulo Gonçalves revela uma atualização importante!

Estamos a menos de 24 horas daquela que será um momento verdadeiramente especial para todos os motociclistas portugueses, em especial para os fãs e todos os que conviveram com Paulo Gonçalves, piloto que faleceu a 12 de janeiro de 2020 quando fazia aquilo que mais gostava, competir de moto e no Rali Dakar.

Depois de revelados os detalhes do evento de inauguração da escultura memorial em honra do nosso ‘Speedy’, iniciativa que vai acontecer a 10 de fevereiro (este sábado) em Esposende, a organização da cerimónia revelou uma atualização importante.

De acordo com o que tem sido divulgado nas redes sociais e mais especificamente pela Associação Speedy Forever e a autarquia de Esposende, todos os motociclistas estão convidados a juntar-se antecipadamente na marginal de Esposende, de onde a comitiva de motos irá arrancar pelas 14H00, tendo como destino o novo parque Paulo Gonçalves, e onde será então revelada oficialmente a escultura memorial.

Fica então assim divulgada aqui esta atualização importante para um momento que se pretende que seja bastante especial e emotivo, e onde iremos recordar o legado de Paulo Gonçalves, não apenas ao nível do que fez na sua carreira desportiva, mas também como pessoa fora das pistas.

O piloto português destacou-se ao longo da sua vida pela forma “feroz” e leal com que sempre disputou as diversas competições em que esteve envolvido, e nos últimos anos da sua carreira, o nosso ‘Speedy’, como também era conhecido, era uma das figuras maiores do Rali Dakar.

Com um talento incrível para pilotar uma moto fora de estrada (e até em estrada!), Paulo Gonçalves deixou-nos cedo demais, e deixou também na nossa memória momentos incríveis, de capacidade de superação, de resiliência e de paixão pelo motociclismo e pelos valores da mais saudável competição.

Os detalhes da escultura memorial de Paulo ‘Speedy’ Gonçalves

Fruto da vontade em homenagear este que foi um dos grandes pilotos portugueses de motos, a sua história ficará eternizada na forma de uma escultura memorial que ficará localizada no Parque Paulo Gonçalves em Esposende.

A escultura tem vindo a ser trabalhada e concretizada ao longo dos últimos meses, e será inaugurada a 10 de fevereiro (sábado) pelas 15H30.

O projeto que utiliza peças e componentes mecânicos doados e outros objetos metálicos soldados pesa 8 toneladas e tem cinco metros de altura. Desenvolveu-se entre uma parceria que envolveu o fotojornalista Paulo Maria, a Associação Speedy Forever e o Município de Esposende.

Esta obra ficará instalada no chamado Souto Citadino, localizado em Esposende, face da Estrada Nacional 13, classificada como Rota do Norte, entre as rotundas da Senhora da Saúde e da Solidal, espaço que passa a designar-se “Parque Paulo Gonçalves”.

Embora o projeto tenha vindo a ser divulgado nas redes sociais, a sua forma final apenas será conhecida integralmente no dia da inauguração, e a organização do evento realça que todos os motociclistas e fãs do piloto estão convidados a marcar presença neste momento especial para relembrar Paulo Gonçalves. A obra irá replicar o piloto em ação na sua moto.

paulo gonçalvesA cerimónia de inauguração terá os seguintes momentos:

– Bênção;

– Descerrar da placa da designação toponímica com a atribuição do nome “Parque Paulo Gonçalves”;

– Descerrar da Escultura Memorial do Piloto Paulo Gonçalves;

– Intervenções.

Para garantir que não tem dificuldades em encontrar o caminho aqui ficam as coordenadas GPS do local: 41.530518, -8.776137.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!