O Campeão Nacional Daniel Jordão na competição moto, o vice-campeão nacional Luís Engeitado, entre os Moto 4 e a dupla João Monteiro/Victor Melo nos SSV foram os grandes vencedores da Taça de Portugal de Todo-o-Terreno 2020 ao triunfarem na Baja TT Vindimas do Alentejo disputada em pistas do distrito de Beja.
Centena e meia de pilotos e equipas participaram na primeira edição de uma nova prova alentejana que inaugurou a época desportiva de 2020. Daniel Jordão impôs-se desde o início na competição moto imprimindo um andamento eficaz que lhe permitiu chegar à vitória. ‘A prova correu bem e sem percalços. Ontem a pista não estava tão bem marcada, mas hoje sentimos que o trabalho no terreno foi muito bem feito porque a marcação estava excelente e quero deixar os meus parabéns ao pessoal que teve esta função. As condições da prova foram muito boas porque o facto de estarmos nas instalações da Ovibeja dá-nos uma capacidade de logística enorme com a grande vantagem de estarmos perto de uma grande cidade como Beja. Estou contente por começar o ano com um título para a minha equipa e espero que o resto da época continue a correr bem.’ referiu o piloto.
No segundo lugar ficou Bruno Borrego (KTM) que gastou mais 3m12s que o vencedor da prova. Micael Simão, também em KTM, completou o pódio. Daniel Jordão venceu ainda a classe TT2, Bruno Borrego foi o primeiro entre os TT3 e Renato Mendes o mais rápido dos TT1.
Também entre os Moto 4, Luis Engeitado dominou de forma clara uma corrida onde Luís Fernandes foi segundo classificado e Marco Pedroso o terceiro no pódio final.
No final da corrida Luís Engeitado mostrou-se satisfeito com o título alcançado. ‘A prova foi muito positiva e muito bem montada. Aliás, quero dar os parabéns à organização pelas condições com que nos receberam e penso que muitos organizadores deviam igualar o que nos foi oferecido aqui. A prova foi gira e rápida. Hoje o piso estava um pouco mais degradado, porque já tínhamos feito uma passagem no dia de ontem, mas de resto estava tudo bastante bem pensado. As marcações no geral estavam muito bem. A minha vinda aqui a Beja teve como principal objetivo treinar para o início do campeonato que começa em Góis e foi bastante bom ter conquistado este título.’ explicou o piloto.
Entre os SSV a luta pela vitória foi uma constante ao longo de toda a prova, sendo que o vencedor – a dupla João Monteiro/Victor Melo – foi encontrado já bem perto dos últimos quilómetros. Rui Carneiro liderou até ao km 57, dos 150 que tinha o derradeiro sector selectivo. Depois de uma passagem pela liderança por parte de João Monteiro era João Dias quem comandava a corrida ao km 116. Um engano no percurso retirou-lhe a vitória e empurrou-o para o 3º lugar atrás da dupla Pedro Carvalho/ André Guerreiro que foram os segundos mais rápidos na etapa de hoje.
Para João Monteiro vencedor da Taça de Portugal em SSV ’Tudo correu muito bem, apesar de quase tudo ser novidade. Tínhamos tudo novo, desde o carro à suspensão, a travagem, testámos ainda os novos pneus Maxxis, e tínhamos muito material da South Racing, a estrutura que nos está a apoiar. Participar nesta prova foi um excelente teste. Fui fazendo uma adaptação ao carro ao longo da corrida e hoje tentei apertar mais um bocadinho. Perto do final perdi-me um pouco, mas sei que ganhei e foi muito bom.’
As posições seguintes foram ocupadas por Tiago Guerreiro/Daniel Silva da JB Racing e por Roberto Borrego acompanhado de Nuno Abrantes, campeão Nacional de Moto 4 e agora companheiro de equipa de Pedro Carvalho. Os dois terminaram separados por 6 segundos na etapa do dia que foi ganha por Luís Cidade.
Outros vencedores na Baja TT Vindimas do Alentejo foram a dupla Nuno Gameiro/Mário Ourives em Yamaha que triunfaram na Classe TT2 enquanto Dorothee Ferreira em Can-Am venceu entre as senhoras.