Bautista imperial no arranque das SBK

Álvaro Bautista entrou a ganhar no mundial Superbike.

Foi com generosos 15 segundos de vantagem que o espanhol Álvaro Bautista fechou hoje as 22 voltas da primeira corrida do ano do campeonato do mundo SBK. Aos comandos da nova Panigale V4R o piloto de Talavera de La Reina não só arrasou a concorrência liderada por Jonathan Rea e bateu alguns recordes.

Tornou-se no primeiro estreante espanhol a assegurar a volta mais rápida em Phillip Island aos comandos de uma Ducati desde Ruben Xaus em 2001, sendo igualmente o primeiro espanhol a vencer uma corrida deste campeonato desde Jordi Torres no Qatar em 2015. Foi também a primeira vez que um ‘rookie’ venceu na estreia desde Max Biaggi em 2007.

Depois das duas Kawasaki oficiais lideradas por Jonathan Rea terem conseguido as duas primeiras posições na grelha, com Leon Haslam em segundo na frente de Álvaro Bautista, na corrida os homens de Akashi não tiveram argumentos para o novo recruta da Ducati que ainda na volta de abertura (na Curva 3) saltou para o comando e de imediato descolou de todos os adversários, garantindo oito segundos de vantagem a meio da corrida e 14.9 na bandeira de xadrêz recordando a primeira posição de Anthony Gobert em 2000.

Atrás dele a animação foi constante com Jonathan Rea, Leon Haslam e Alex Lowes envolvidos na discussão pelos degraus secundários do pódio, luta á qual se juntou igualmente Tom Sykes mas sem conseguir dar a devida réplica aos concorrentes.

Quem entrava em modo recuperação depois de encontrar a temperatura ideal no pneu traseiro mais duro que escolheu para a sua Yamaha era o italiano Marco Melandri, trazendo consigo Toprak Razgatlioglu que arrancou em 14º e estava já em sétimo.

Na frente Bautista ditava a sua lei, atrás dele lutava-se de forma intensa agora com Toprak Razgatlioglu também envolvido nessa luta, e no lado oposto da satisfação em corrida Leon Camier tornava-se no primeiro piloto a cair em corrida esta época. Leon Haslam parecia conseguir descolar de Rea mas exagerou na Curva 4 e viu a frente da Kawasaki escorregar e deixar na relva da escapatória as aspirações do campeão britânico SBK em 2018. Haslam voltou á corrida para terminar em 15º e somar o primeiro ponto do ano.

Rea e Lowes ficaram com lugares de pódio nas mãos mas a segunda metade de corrida de Marco Melandri – que venceu ambas as corridas em Phillip Island no arranque de 2018 – via o piloto de Ravena subir na classificação, passando Tom Sykes e Toprak Razgatlioglu na Curva 2 a seis voltas do final, deixando-o com Alex Lowes na mira para ascender ao degrau mais baixo do pódio perto do final da corrida, objectivo que alcançou ainda antes do encerramento das 22 voltas para levar a casa nipónica e a equipa da GRT ao primeiro pódio. Michael Van der Mark foi o quinto atrás do colega de equipa na frente de Toprak Razgatlioglu e Tom Sykes.