Ao vencer a primeira corrida do mundial SBK este Domingo em Assen o espanhol Álvaro Bautista continua dono e senhor do campeonato do mundo. Nunca antes um piloto venceu as dez primeiras corridas do mundial SBK e no 32º ano de existência do campeonato é o espanhol que o consegue, ele que quebrou o jejum de vitórias da Ducati na ‘Catedral da Velocidade’ que datava desde a segunda corrida de 2012 quando então venceu Sylvain Guintoli.
Bautista liderou as 21 voltas de uma corrida onde foi ele quem saiu da ‘pole’, ao lado de Michael Van der Mark e Markus Reiterberger, deixando a pouco mais de três segundos Jonathan Rea, que arrancou em oitavo e teve que se empenhar a 100% na primeira fase da corrida para ascender ao segundo posto. Quando o conseguiu a energia para perseguir Bautista em conjunto com o pneu já não era a mesma e Rea teve mais uma que vez que se ‘curvar’ perante o espanhol. Michael Van der Mark andou durante algum tempo em quarto mas na segunda metade da corrida subiu ao terceiro posto por troca com Reiterberger e assinou o seu primeiro pódio em Assen.
Alex Lowes foi o quarto depois de lutar de forma intensa com Leon Haslam na fase final, eles que passaram igualmente Reiterberger, o sexto depois de um derradeiro terço sem conseguir defender dos seus adversários.
Bautista reforçou assim a liderança do campeonato para uns mais expressivos 44 pontos face a Jonathan Rea que continua sem vencer.
Classificação Corrida 1
- Alvaro Bautista (ARUBA.IT Racing – Ducati)
- Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK)
- Michael van der Mark (Pata Yamaha WorldSBK Team)
- Alex Lowes (Pata Yamaha WorldSBK Team)
- Leon Haslam (Kawasaki Racing Team WorldSBK)
- Markus Reiterberger (BMW Motorrad WorldSBK Team)