A campanha “Na estrada seja responsável. Deixe as surpresas para os momentos certos” acaba de se lançada pela organização Bênção dos Capacetes, em parceria com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Guarda Nacional Republicana (GNR), Polícia de Segurança Pública (PSP) e Câmara Municipal de Ourém.
Carlos Pereira, promotor da Bênção dos Capacetes, adiantou hoje à Motojornal que “esta campanha vai decorrer durante todo o mês de novembro. Decidimos fazer um vídeo com algum impacto, com testemunhos reais de familiares que vivem na pele o drama da perda de entes queridos em acidentes de moto na estrada. Penso que o resultado alcançado não deixará ninguém indiferente e a ideia é que todos os condutores, automobilistas e motociclistas, ao verem este vídeo possam reflectir um pouco sobre as suas atitudes na estrada, de modo a evitarem excessos ou comportamentos perigosos. Este foi um trabalho que envolveu muitas pessoas, muitas organizações, e contou com a imagem e narração da cantora Rita Guerra, aquela que será a madrinha da próxima edição da Bênção dos Capacetes, em 2021. Estamos muito satisfeitos com esta campanha e por termos conseguido realizá-la com a ajuda de muitos e com um custo de zero euros.”
Recorde-se que ao longo do ano de 2019, morreram nas estradas portuguesas 150 motociclistas, tendo 636 ficado gravemente feridos e 9.010 com ferimentos ligeiros.
E conforme se pode ler no comunicado sobre esta iniciativa: “Os acidentes na estrada não têm que ser mortais. A morte é um preço demasiado alto para pagar por um acidente.” Veja o vídeo e pense nisso.
Acompanhe esta iniciativa em www.facebook.com/bencaodoscapacetes