Benelli BKX 250 – O início de muitas aventuras!

A marca italiana apresenta uma pequena aventureira de 250 cc. Descubra aqui os detalhes da Benelli BKX 250.

bkx 250

Apesar das propostas aventureiras de maior porte serem as mais desejadas em 2023, a verdade é que a Benelli com a sua nova BKX 250 apresenta uma opção vocacionada para os motociclistas menos experientes. A pequena aventureira 250 cc estará disponível no mercado europeu até meados do próximo ano, e a marca italiana acaba de revelar os principais destaques.

A Benelli BKX 250 apresenta um design completamente diferenciado daquilo que a marca sedeada em Pesaro, Itália, nos tem mostrado, nomeadamente as também novas TRK 800 e TRK 702 X. Uma moto com uma aparência futurista, coberta por carenagens maiores e superfícies lisas, sem exageros ou arestas vincadas.

Concebida em Pesaro, mas fabricada com recurso às instalações do grupo Qianjiang Motorcycle na China, que atualmente é proprietário da histórica marca italiana, a nova BKX 250 tem como público-alvo os motociclistas mais jovens que procuram uma moto fácil de conduzir e com algumas capacidades para percorrer percursos fora de estrada.

bkx 250Dimensões compactas, linhas fluídas, e um motor monocilíndrico de 249 cc são alguns dos destaques.

O motor, que já podemos ver noutros modelos da gama Benelli com cilindrada semelhante, cumpre com as regras de homologação Euro5. Apesar de ser praticamente igual à unidade motriz já conhecida, a verdade é que no caso da BKX 250 a Benelli foi obrigada a realizar algumas alterações.

Nomeadamente à admissão e ao escape.

Ao nível da admissão foi necessário desenhar e instalar uma nova caixa de ar, usar um corpo de acelerador de 37 mm de diâmetro. Depois redesenharam o sistema de escape, dotando a BKX 250 de coletores mais longos e uma ponteira específica (também usada na versão de estrada BKX 250 S). Desta forma, e de acordo com a Benelli, esta novidade aventureira “quarto de litro” consegue disponibilizar a potência e binário de uma forma mais linear ao longo da gama média de rotações.

Refira-se que quanto a números de performance, a Benelli revela que a BKX 250 tem uma potência máxima de 25,8 cv às 9.250 rpm, enquanto o pico de binário é de 21 Nm e chega às 8.000 rpm.

bkx 250O quadro é uma estrutura tubular em aço, tipo treliça, com a geometria especificamente concebida para proporcionar uma condução descontraída, ideal para aqueles motociclistas que estão a começar no mundo das duas rodas.

A estrutura de suporte desta nova BKX 250 fica completa com forquilha invertida com bainhas de 41 mm, que permite à roda dianteira de 19 polegadas percorrer um curso máximo de 180 mm, enquanto na traseira o monoamortecedor permite que a roda de 17 polegadas percorra um curso de 180 mm, destacando-se ainda a possibilidade de afinação da pré-carga.

Já o sistema de travagem é composto por um disco por eixo, sendo que na frente encontramos um disco de 280 mm de diâmetro e na traseira a dimensão é ligeiramente menor, com 240 mm. As pinças de travão têm quatro pistões ou pistão único, respetivamente à frente e atrás.

bkx 250Refira-se ainda que a Benelli garante que os 13,5 litros de gasolina que podem ser colocados no depósito permitem à BKX 250 percorrer uma distância de mais de 400 km, o que, a confirmar-se, será uma autonomia bastante interessante. Por outro lado, o painel de instrumentos LCD permitirá ao condutor visualizar facilmente as diversas informações sobre o estado da moto.

Tal como a data de comercialização, também o PVP em Portugal não está ainda confirmado. Teremos de aguardar que o importador da marca no nosso país, a Multimoto, revele a data de início de comercialização e preço desta BKX 250 e da sua variante inteiramente focada em asfalto, a BKX 250 S.

Uma última nota para o facto de que a Benelli confirma que para além destas versões “dois e meio” haverá também uma 125 cc. Neste caso a potência será de 12,8 cv e o binário atingirá os 10 Nm.

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar a par de todas as novidades do mundo das duas rodas.

Galeria de fotos Benelli BKX 250