Beringer apresenta travão traseiro ao estilo MotoGP

Os especialistas franceses da Beringer em sistemas de travagem apresentam um novo travão traseiro semelhante ao utilizado pelos pilotos de MotoGP.

Beringer

O que vemos ser usado nos protótipos de MotoGP é muitas vezes replicados pelos fabricantes de acessórios para as motos de estrada. Neste caso uma das novidades mais interessantes chega dos franceses da Beringer, que se inspiraram nos sistemas de travagem das motos de competição para criarem um travão traseiro acionado pelo dedo indicador da mão esquerda.

A Beringer já disponibiliza há alguns anos um sistema para controlar o travão traseiro da moto através da mão esquerda. O travão traseiro acionado pelo dedo polegar, ou seja, com a manete do travão abaixo do punho e da manete de embraiagem. Mas agora chega ao mercado uma segunda opção em que a manete do travão traseiro está posicionada acima da manete de embraiagem.

A utilização dos sistemas mais avançados de quickshift que recorrem inclusivamente ao “downshift” para permitir as reduções de caixa sem necessidade de usar manualmente a embraiagem, levou os pilotos a alterar a forma como controlam e utilizam o travão traseiro das suas motos. Sem necessidade de usar a embraiagem a não ser para arrancar, ficam com a mão esquerda livre para, por exemplo, usar e modular o travão traseiro.

BeringerAgora, esta solução técnica fica disponível para qualquer motociclista, com a Beringer a revelar que o seu travão traseiro ao estilo de MotoGP pode ser adaptado a qualquer moto desportiva equipada com embraiagem por cabo. No futuro, a marca francesa irá disponibilizar diferentes opções para mais tipos de motos.

O kit de travão traseiro na mão esquerda inclui também a manete da embraiagem. Os engenheiros da Beringer redefiniram a posição da embraiagem de forma a que, para além de não bater na forquilha, não seja acionada acidentalmente quando o condutor tentar apertar a manete de travão com a mão esquerda. Assim, a manete da embraiagem, mais longa, está rodada 20 graus para baixo, afastando-se assim da manete de travão mais curta e acionada apenas com o dedo indicador.

BeringerClaro que o kit é composto por manetes e suporte fabricados em alumínio, e atualmente está disponível para motos que contem com travões traseiros de pistão de 12,7 mm de diâmetro. Caso se verifique muita procura por sistemas compatíveis com pistões maiores, a Beringer garante que atualizará o seu catálogo rapidamente.

De momento ainda não conseguimos confirmar de forma oficial qual o PVP deste sistema de travagem estilo MotoGP produzido pela Beringer. Porém, algumas informações que nos foram chegando indicam que o valor deste sistema de travagem rondará os 800 euros.