Bianchi Prata…surpresa apenas para alguns

Bianchi Prata tem confirmado dia após dia os seus dotes como navegador.

A dupla formada por Conrad Rautenbach e Pedro Bianchi Prata completou hoje a terceira jornada do Dakar 2020 no sétimo lugar da classificação destinada aos SSV. A especial de 504 quilómetros revelou-se bastante dura para a equipa que apesar das dificuldades conseguiu gerir a corrida até ao fim terminando com uma curta diferença de 3m48s para o primeiro classificado do dia.

Com este resultado Conrad Rautenbach e Pedro Bianchi Prata, que seguem aos comandos de um PH Sport, mantiveram o 6º lugar da classificação geral absoluta dos SSV e conseguiram ainda diminuir em oito minutos a diferença para o líder da competição.

Para Pedro Bianchi Prata o objetivo de chegar ao pódio do Dakar 2020, que se disputa na Arábia Saudita. ‘Ainda é possível: “a etapa de hoje foi difícil e longa. Tentámos ser cautelosos no início para não furar e fomos aumentando o ritmo gradualmente. No final da especial a navegação era complicada… Mas, nos sítios mais difíceis fui perfeito. No entanto, a 10 quilómetros do final quando apanhámos o Chaleco Lopez andámos muito tempo no pó dele e acabei por falhar a saída de um rio. Fizemos 1 quilómetro para a frente e depois voltámos atrás para tentar sair no sítio certo… Às tantas havia muita confusão. À nossa frente estavam três camiões, quatro carros e dois SSV… acabámos por de ir em fila no pó até ao final e com tudo isto perdemos mais ou menos 5 minutos. Mas, fizemos uma boa especial e penso que o objectivo de chegar ao pódio ainda é uma realidade porque ainda temos muitos quilómetros pela frente. O Conrad foi rápido nos sítios em que tinha que andar depressa e o carro está ao melhor nível. Por isso, penso que o balanço até agora é positivo e estamos no bom caminho”.’ contou o piloto do Porto no final da etapa.

Esta rápida adaptação de Bianchi Prata como navegador tem surpreendido apenas aqueles que não acompanham a carreira de Pedro nas duas rodas. Desde sempre um fervoroso adepto das provas deste género o nortenho é um ‘navegador’ exímio que honra mesmo os nossos antepassados que descobriram o mundo e num Dakar onde a navegação está a ser preponderante o nosso ‘navegador’ apenas trocou a imensidão dos oceanos pelos deserto território de um país que com este Dakar se mostra igualmente ao mundo como nunca antes o fez. Conrad Rautenbach tem acatado sem hesitar as indicações de Bianchi Prata e nem mesmo dois dias com o ‘road-book’ a ser entregue poucos minutos antes do arranque da especial impediram a dupla de recuperar mais alguns  minutos face ás equipas que estavam na sua frente, com destaque para os oito minutos ganho ao líder.

Sem surpresa Pedro Bianchi Prata vai continuar a brilhar neste Dakar, agora como navegador, ou não fosse ele nascido do Porto, cuja freguesia da Sé reclama igualmente o ‘nascimento’ de Fernão de Magalhães, o mentor da primeira circum-navegação realizada precisamente há 500 anos atrás. Agora é a vez de Bianchi Prata, que sem surpresa vai se tornar ‘desejado’ por muita boa gente nos próximos tempos fruto dos seus dotes de navegação que vai mostrando a cada quilómetro deste Dakar. O resultado não depende apenas dele, mas se o ‘seu’ condutor lhe der ouvidos, mais dias como o de hoje chegarão com regularidade.