No passado Salão de Milão EICMA, realizado no início de novembro de 2022, a Bimota quase passou despercebida. Porém, a marca italiana sedeada em Rimini, detida em 49,9% pela Kawasaki desde há alguns anos, tinha no seu espaço na exposição milanesa os primeiros detalhes do seu primeiro projeto dedicado às viagens de aventura: a Bimota Tera.
Este será mais um “filho” da parceria entre a exótica marca italiana e a Kawasaki, depois das Tesi H2 e KB4, motos que foram desenvolvidas tendo em conta as especificações da Bimota mas sempre por base nos modelos sobrealimentados H2 da marca de Akashi.
A Bimota Tera será o passo seguinte, alargando a gama rumo a novos horizontes.
O grande destaque, para além do seu motor quatro cilindros em linha sobrealimentado graças ao uso de um compressor volumétrico que permite garantir performances alucinantes, será o seu sistema de suspensão dianteira que replica e evolui o conceito do seu criador, Pierluigi Marconi nos finais dos anos 80 do século passado.
O objetivo da utilização do braço oscilante na dianteira, para além do convencional oscilante traseiro, é permitir separar as forças de travagem das forças de suspensão. Desta forma a Bimota Tera oferece um comportamento mais estável e eficaz em curva.
Uma solução exótica, sem dúvida, e que torna as motos concebidas pela Bimota em algo verdadeiramente especial para quem tem a possibilidade de conduzir uma.
Porém, na EICMA 2022, mais do que apresentar a imagem da nova Tera em formato “teaser”, a Bimota foi mais longe, expondo toda a estrutura que servirá de base para a sua primeira turística de aventura. Neste caso, para além do quadro e dos braços oscilantes (dianteiro e traseiro), foi possível ficar a par da mais recente inovação tecnológica: o Tesi Height Adjustment System (THAS).
Este mecanismo controlado eletronicamente permitirá ao condutor da Bimota Tera regular a altura do conjunto, um fator que é sempre importante numa moto que tem aspirações a percorrer muitos quilómetros e, provavelmente, com as malas laterais e até top-case carregadas de bagagem, sem contar com o peso do passageiro.
Regressando à imagem “teaser”, podemos verificar que a nova Bimota Tera terá um guiador bastante elevado, um generoso para-brisas (que deverá ser ajustável em altura), um robusto quadro dupla trave e subquadro traseiro preparado para suportar peso extra, enquanto à frente do condutor e entre as suas pernas ficará encaixado um volumoso depósito de combustível.
Jantes de raios, e provavelmente com a roda dianteira a adotar 19 polegadas de dimensão, completam a lista de detalhes que podemos desde já adiantar sobre esta novidade que segue um conceito diferenciado em relação ao segmento.
E quanto poderemos ficar a conhecer mais detalhes sobre a nova Bimota Tera?
Tudo indica que a marca italiana irá continuar a trabalhar e afinar todos os detalhes desta moto durante este ano de 2023, sendo que esperamos que a Tera seja finalmente revelada ao mundo na sua versão de produção durante o Salão de Milão EICMA no final do ano.
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