Estivemos em Miramas, no centro de testes e desenvolvimento da BMW em França para conhecer as instalações onde a grande parte dos testes de motos em fase de desenvolvimento acontece. Enquanto lá estivemos acabámos por ver acidentalmente em fase final de desenvolvimento alguns modelos que ainda não são de conhecimento público e algumas renovações de outros modelos.
Mas um dos pontos altos desta passagem por Miramas foi a possibilidade de rodar com a primeira moto roadster de propulsão eléctrica, que a BMW tem já em fase avançada de estudo, a E-Power Roadster. Durante mais de uma hora a moto esteve disponível para a utilizarmos. Juntamente com mais 8 jornalistas realizamos perto de 3 dezenas de provas de arranque frente à poderosa S1000R, onde num piscar de olhos se chega perto dos 160 km/h. Toda a experiência foi marcante e bem reveladora de quão avançado o trabalho da BMW está no que respeita a motos de propulsão eléctrica. Na próxima edição da Revista Motojornal contaremos tudo sobre o teste à BMW E-Power Roadster.
BMW E-Power Roadster, totalmente funcional
Embora plenamente funcional, muito intuitiva de utilizar, a E-Power Roadster apenas serve para a marca bávara testar novas tecnologias e soluções mecânicas para dar vida ao uma moto eléctrica sua no futuro. Mantendo-se fiel às suas tradições, esta eléctrica, tem uma transmissão final por veio, estando o motor disposto longitudalmente na moto. As baterias presentes neste protótipo têm uma capacidade de 13 kWh, mas não deverá ser o sistema a utilizar num modelo de produção. A BMW diz só lançar uma moto deste género quando tiver uma solução capaz de uma autonomia entre os 200 e os 300 km em utilização real e exista uma rede de distribuição de pontos de carregamentos rápidos nas zonas onde os motociclistas vão aos fins de semana de forma recreativa, normalmente zonas de montanha.
Fique a saber mais sobre o teste à BMW E-Power Roadster e sobre o centro de desenvolvimento da BMW em Miramas na próxima edição da Motojornal, o número 1472.