Enquanto aguardamos pela apresentação mundial da muito aguardada R 1300 GS, novidade que será apresentada a 28 de setembro num evento em que a Revista MotoJornal estará presente para poder trazer todos os detalhes até si, a BMW Motorrad vai aproveitando estes últimos dias de verão para mostrar algumas das outras novidades trail, nomeadamente as novas F 900 GS e variante Adventure, e ainda a F 800 GS.
Estes modelos substituem assim a geração anterior da trail de média cilindrada da marca de Munique, ou seja, deixaremos de ver nos concessionários as F 750 GS e F 850 GS.
A BMW Motorrad destaca que todas as três novidades apresentam significativas melhorias em relação aos modelos anteriores, sendo que na verdade é a F 900 GS que mais atenções desperta, com uma renovação mais profunda a todos os níveis. Novo design, novo motor, e mais equipamento de série são algumas das coisas em destaque nestas trails.
O motor bicilíndrico paralelo que equipa as novas F 900 GS, F 900 GS Adventure e F 800 GS é a mesma unidade motriz que foi introduzida na gama em 2018 com a F 850 GS. No entanto, apresenta agora uma maior cilindrada 895 cc em vez de 853 cc, com uma ordem de ignição de 270 / 450 graus, que para além de conferir uma performance melhorada, permite que emane do escape uma sonoridade bastante particular.
Está acoplado a uma caixa de seis velocidades, a qual foi melhorada com pequenos ajustes no mecanismo de acoplamento de cada relação, o que permite ao condutor desfrutar de trocas de caixa significativamente mais suaves e precisas.
Em termos de potência, a BMW Motorrad anuncia que as F 900 GS e Adventure colocam à disposição do condutor 105 cv, enquanto a F 800 GS chega aos 87 cv. Isto corresponde a um aumento de 10 cavalos para cada modelo, que no caso da 900 chegam às 8.500 rpm e na 800 a potência fica totalmente disponível à passagem das 6.750 rpm.
Porém, mais do que as melhorias na potência máxima, a BMW Motorrad refere que este motor atualizado para 2024 garante uma reposta mais generosa, mais contundente, mais cheia ao longo da gama de rotações e que se traduzirá numa capacidade de aceleração otimizada. O binário anunciado para as F 900 GS é de 93 Nm, ligeiramente mais do que os 91 Nm da F 800 GS.
Continuando esta apresentação de um ponto de vista mais técnico, a suspensão dianteira da F 900 GS, graças ao pacote opcional Enduro Pro, passará a ser uma forquilha totalmente ajustável e bainhas com tratamento de nitrato de titânio, o amortecedor traseiro passa também a ser totalmente ajustável, e a BMW Motorrad instala ainda a corrente M Endurance que não necessita de manutenção.
Já para a F 900 GS Adventure e para a F 800 GS estará disponível como opcional a suspensão Dynamic ESA, que, como o nome indica, permite ao condutor selecionar modos de funcionamento eletrónico da suspensão, para um comportamento otimizado de acordo com as condições de condução e preferência do condutor.
No entanto, no caso da Adventure, a moto vem equipada com suspensões mecânicas convencionais totalmente ajustáveis de fábrica, que também equipam de série na F 900 GS.
Refira-se que as suspensões destas novidades alemãs são fornecidas pela Showa.
Na eletrónica também encontramos novidades. Os modos de condução de série são dois – Rain e Road – sendo que de série as novas trail de média cilindrada da BMW Motorrad incluem ainda controlo de tração dinâmico, ABS Pro com função em curva, e luz de travão dinâmica.
As capacidades eletrónicas das F 900 GS, F 900 GS Adventure e F 800 GS poderão ser expandidas através da aquisição dos modos de condução Pro. Neste caso as motos passam a disponibilizar o “drag torque control” e ainda o sistema de controlo da travagem dinâmica.
Com um controlo do peso bastante “apertado”, a F 900 GS apresenta-se 14 kg mais leve do que a moto que substitui. Esta redução foi conseguida graças à utilização de um novo depósito de combustível fabricado em plástico com capacidade 14,5 litros e que pesa menos 4,5 kg.
Outros elementos importantes para reduzir o peso do conjunto são o subquadro traseiro, agora perfeitamente visível, mais compacto, e que permite reduzir o peso em 2,4 kg, acompanhado pelo novo sistema de escape assinado pela Akrapovic e que permitiu à BMW Motorrad eliminar outros 1,7 kg.
Com um design claramente focado numa atitude mais “off-road”, mais agressivo e desportivo, a nova F 900 GS conta ainda com seletor de caixa ajustável em altura, pedal de travão em posição mais elevada, poisa-pés estilo enduro para um controlo perfeito mesmo nas condições e pisos mais exigentes, e ainda proteções de mãos e punhos aquecidos.
Todas as três trails disponibilizam conectividade com telemóvel e GPS e um painel de instrumentos TFT a cores de 6,5 polegadas, que no caso da F 800 GS é uma mudança maior pois anteriormente este modelo contava com mostrador analógico na sua versão base.
A lista de equipamento opcional para transformar por completo cada uma das motos é extensa, pelo que o melhor será contactar um concessionário BMW Motorrad para perceber ao certo todas as possibilidades à sua disposição.
Em termos de cores, a F 900 GS estará disponível na versão base Blackstorm metalizado, a versão Passion em amarelo São Paulo e a versão GS Trophy em Lightwhite / Racing Blue metalizado.
A F 900 GS Adventure pode ser adquirida na versão base Blackstorm metalizado, sendo que se a versão com modos de condução Ride Pro está “vestida” em White Aluminium mate.
Por fim, a F 800 GS pode ser adquirida numa versão base em cor Lightwhite, variante Sport em Racing Blue, e ainda numa terceira versão denominada de Triple Black que conta com a cor Blackstorm metalizado.
Aguardamos ainda que a BMW Motorrad Portugal confirme quais serão os preços para estas três novidades, e também quando é que estarão disponíveis nos concessionários nacionais.
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