Depois da S 1000 RR renovada para 2023, e de assistirmos à chegada da segunda moto a receber o tratamento do departamento de competição da marca alemã, a naked M 1000 R, a BMW Motorrad continua a apresentar novidades pensadas para aqueles motociclistas adeptos da adrenalina em pista e que não dispensam o máximo de tecnologia. A nova BMW M 1000 RR é então o expoente máximo daquilo que o departamento M consegue fazer.
A aposta nesta segunda geração da M 1000 RR é claramente na otimização do pacote aerodinâmico.
Esta ideia fica claramente definida nas palavras de Christian Gonschor, responsável do projeto M 1000 RR, que garante que “Alcançámos uma obra-prima de engenharia no desenvolvimento aerodinâmico da M RR devido à nossa ambição e paixão inabalável. Graças a incontáveis horas no túnel de vento e testes em estrada, conseguimos aumentar de forma considerável a velocidade máxima sem aumentar a potência, e ao mesmo tempo aumentar significativamente o downforce, também quando inclina em curva”.
O conceito para esta M 1000 RR de 2023 fica assim bem definido e ligado à evolução da aerodinâmica.
No entanto, o motor quatro cilindros em linha continua a ser parte fundamental de todo o conjunto. Mantém a potência nos 212 cv às 14.500 rpm, e utiliza a tecnologia ShiftCam para um comportamento otimizado em altos regimes de rotação. É um motor especialmente desenvolvido pela BMW M a pensar no Mundial Superbike, e isso acaba por se traduzir numa resposta bastante assinalável em termos de performance.
O trabalho efetuado a nível aerodinâmico é claramente visível na utilização de uma nova carenagem frontal. Fabricada em fibra de carbono, material que fica exposto e claramente visível, este elemento é agora fixo, pela primeira vez, a um suporte também ele em fibra de carbono. Para aumentar a proteção aerodinâmica do condutor, a M 1000 RR recebe um novo para-brisas dianteiro mais elevado.
Estas alterações permitem à BMW Motorrad revelar que a velocidade máxima da nova M 1000 RR passa dos 306 km/h para os 314 km/h.
Mas mais do que a velocidade pura, a marca alemã destaca que o condutor vai sentir mais alívio e conforto graças à capacidade deste novo pacote aerodinâmico em gerar uma “bolha” que protege dos efeitos do vento a alta velocidade.
Mais conforto e, claro, menos desgaste físico, o que em condições de condução mais exigente, como num circuito, vai traduzir-se na capacidade de aguentar mais tempo em pista mantendo um ritmo constante durante várias voltas consecutivas.
Ao nível da aerodinâmica da nova M 1000 RR encontramos também um conjunto de asas laterais, posicionadas precisamente abaixo das óticas com uma assinatura luminosa específica, que foram também elas completamente revistas para esta segunda geração.
Para além de ajudarem a atingir a já referida velocidade máxima, as novas asas contribuem ainda para gerar maior carga descendente, quer quando a moto está em posição vertical, quer quando a moto está inclinada em curva. Isto resultará, de acordo com a BMW Motorrad, em maior confiança por parte do condutor para manter velocidade mais elevada em curva, sentido a roda dianteira mais “colada” ao asfalto, o que também permitirá atingir ângulos em curva mais pronunciados.
E se as asas laterais de dimensão generosa são o elemento aerodinâmico em maior destaque, a verdade é que é impossível não destacar o trabalho realizado ao nível da roda dianteira. Nomeadamente o guarda-lamas dianteiro, que, pela primeira vez, integra as condutas de arrefecimento dos travões, em fibra de carbono. O próprio guarda-lamas foi redesenhado de forma a reduzir a força do vento que incide sobre a forquilha e as pinças de travão.
Se o cliente optar pelo pacote opcional M Competition, a BMW Motorrad instala na jante dianteira da M 1000 RR um conjunto de coberturas aerodinâmicas M Aero, também fabricadas em fibra de carbono, e desenhadas para diminuir ainda mais a resistência aerodinâmica, especialmente a partir dos 250 km/h.
E por falar em rodas, a M 1000 RR está equipada de série com um par de jantes em fibra de carbono, que se destacam ainda mais do que anteriormente graças a uma nova camada de verniz e fitas decorativas M. Porém, se o cliente assim desejar, poderá adquirir jantes forjadas em alumínio.
Por último, temos de referir que a secção traseira foi redesenhada, por forma a transmitir uma imagem mais agressiva e desportiva, enquanto o assento M Endurance e o suporte de matrícula são igualmente novidade nesta versão de 2023 da BMW M 1000 RR.
Quanto a versões, a marca alemã criou duas versões: a base M 1000 RR disponível em cor não metalizada Lighwhite, enquanto a mais exótica M 1000 RR M Competition está disponível na cor metalizada Blackstorm.
A versão M 1000 RR M Competition conta com os seguintes elementos:
– M Billet Pack
– corrente M Endurance
– kit de passageiro
– Pack Carbono
– M GPS-Laptrigger
Relativamente a preço, e de acordo com o website da BMW Motorrad Portugal, a nova M 1000 RR tem um PVP que começa nos 34.923€, sendo que se optar por instalar o pacote M Competition o PVP sobe para os 40.043€.