O competitivo segmento das maxitrail de maior cilindrada continua a exigir uma constante atenção por parte dos fabricantes que querem garantir a preferência dos motociclistas. E neste segmento a BMW Motorrad é um nome a ter em conta. A popular gama GS tem na mais recente geração R 1250 GS a sua “ponta de lança” para enfrentar diversas rivais desejosas de serem as rainhas das maxitrail.
Mas para 2023 tudo poderá mudar. Pelo menos se acreditarmos nos rumores e informações que ganham força em diversos meios de comunicação, principalmente na Alemanha, que obviamente têm maior facilidade em obter informações “top secret” da marca de Munique.
As fotos espia de uma suposta R 1300 GS que foram amplamente divulgadas durante 2021, não foram sustentadas com a apresentação dessa nova e mais poderosa GS para este ano. Mas a situação deverá mudar durante o verão ou início do outono, quando a BMW Motorrad apresentar de forma oficial – pelo menos é isso que se espera – as novidades na gama maxitrail.
Novidades que foram, aparentemente, confirmadas de forma não oficial através de um website interno da marca alemã e que mostra três novos modelos. Os modelos que aparecem na lista são a R 1300 GS, R 1400 GS e ainda a M 1300 GS.
Não é difícil imaginar que a BMW Motorrad pretende atualizar de forma mais profunda a sua venerada GS, colocando-a mais de acordo com as novidades do segmento. A R 1300 GS será a versão base equipada com o motor boxer de cilindrada maior do que o atual 1.254 cc – cilindrada que será entre os 1300 e os 1400 cc –, a variante R 1400 GS poderá ser a substituta da R 1250 GS Adventure, enquanto a M 1300 GS será uma variante exótica e preparada pela divisão M da BMW Motorrad.
A M 1300 GS seria a equivalente à M 1000 RR que a marca alemã desenvolveu partindo da S 1000 RR para competir a nível internacional como no Mundial Superbike.
A acompanhar o novo, maior e mais potente motor boxer, as novas BMW GS apresentarão um design renovado e que “esconde” outras novidades. Por exemplo, o frontal redesenhado e mais agressivo vai poder receber o radar que permitirá utilizar pela primeira vez na maior das GS o cruise control adaptativo (que na BMW Motorrad é denominado de Active Cruise Control).
Uma tecnologia que fez a sua estreia na mais recente geração da turística R 1250 RT.
Do ponto de vista estrutural, espera-se um quadro bastante revisto em termos de desenho, o que por sua vez irá alterar as capacidades dinâmicas das novas BMW R 1300 GS, R 1400 GS e M 1300 GS, graças à maior rigidez torsional e longitudinal.
Como habitualmente acontece nestas situações de rumores e informações não oficiais, teremos de aguardar algum tempo até perceber se tudo isto se confirma. Porém, os rumores sobre este projeto já existem há algum tempo e faz sentido que a BMW Motorrad esteja de facto a pensar em fazer “crescer” os modelos maiores da gama GS, que assim poderão apresentar melhores argumentos frente à forte concorrência.
Mas as novas GS também estarão preparadas para cumprir com as novas normas de europeias de homologação que entram em vigor após o Euro5.
A revista MotoJornal promete ficar atenta às novidades relacionadas com as novas BMW Motorrad R 1300 GS, R 1400 GS e M 1300 GS. Fique atento a www.motojornal.pt para ficar a par de todas as novidades!