A BMW Motorrad não esquece os seus modelos mais icónicos, e para 2025 preparou uma novidade que expande da linha ‘Heritage’ da marca de Munique. A nova R 12 S com o seu motor boxer rende homenagem à icónica R 90 S de 1973, e apresenta-se como uma das propostas retro mais irresistíveis para o novo ano.
Quando nos primeiros anos da década de 70 do século passado a marca alemã conseguiu que a R 90 S atingisse os 200 km/h de velocidade máxima, usando o motor de 67 cv, e, mais do que isso, conseguiu apresentar uma carenagem frontal apoiada no guiador e que era desenhada de forma a cumprir com os mais exigentes requisitos aerodinâmicos, a BMW Motorrad lançou a semente para um culto que dura até aos dias de hoje.
Mais de meio século depois, a R 12 S segue o mesmo ADN da R 90 S. Mas agora com um “look” modernizado, mecânica evoluída, e também componentes especiais criados pela BMW Motorrad para elevar o patamar de qualidade.
Basendo-se na já conhecida R 12 nineT, a R 12 S adota verdadeiramente o espírito retro.
E isso é visível no nível de equipamento instalado de fábrica. As jantes são as Option 719 Classic II, com aros em alumínio anodizado brilhante e de raios. O guiador e bainhas da forquilha são em preto, e por toda a moto encontramos componentes que integram a linha de opcionais Shaddow e Shaddow II, maquinados em alumínio.
Entre esses componentes maquinados destacamos as tampas do motor Boxer com acabamento Avus Black, tampa do óleo, poisa-pés do condutor, poisa-pés do passageiro, manetes de travão e embraiagem, tampas dos reservatórios de expansão de travão e embraiagem, bem como os espelhos retrovisores que ficam posicionados na extremidade dos punhos.
Porém, os elementos que mais facilmente definem esta R 12 S são a sua pintura Lavaorange metalizada, que deriva da pintura da R 90 S Daytona Orange de 1975, com detalhes como as duas riscas vermelhas.
Os painéis laterais incluem emblemas S em vermelho, a carenagem frontal está fixa ao guiador e conta com para-brisas escurecido, e o depósito e a tampa traseira contam com detalhes em alumínio escovado e lacado para um acabamento especial.
Por último, e porque a lista de equipamento desta BMW Motorrad R 12 S é mesmo extensa, temos de referir o pack Comfort, que inclui controlo Hill Start, Shift Assistant Pro, punhos aquecidos e cruise control. E a pensar na segurança e visibilidade, a BMW Motorrad instala o Headlight Pro com sistema de iluminação em curva.
O preço a pagar em Portugal para ter esta R 12 S é de 24.206€, e já pode contactar o concessionário da marca alemã mais perto de si para fazer a pré-reserva. Clique aqui para saber qual é o concessionário mais perto .
Galeria de fotos BMW Motorrad R 12 S
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!