Não será segredo para nenhum motociclista mais atento ao mercado e, mais especificamente, ao segmento das motos de aventura ou trail, que a BMW Motorrad irá apresentar dentro de poucos meses a nova geração da sua maxitrail mais ‘agressiva’ e poderosa. A R 1300 GS Adventure promete elevar o patamar de performance dinâmica e inovação, mas enquanto a marca de Munique não vai deixando escapar muitas informações, a verdade é que alguns documentos de homologação permitem agora ficar a par de alguns novos detalhes.
De acordo com o que o portal Motorcycle.com conseguiu recolher, obtendo acesso antecipado aos documentos de homologação do novo modelo para o mercado suíço, a nova BMW Motorrad R 1300 GS Adventure vai mesmo dar uso ao recém-anunciado sistema ASA – Automated Shift Assistant. Contudo, quem desejar poderá equipar a sua GSA com uma transmissão totalmente manual, com caixa de 6 velocidades acionadas pelo seletor de caixa.
Se pretender saber em maior detalhe como funciona esta transmissão automática da BMW Motorrad que fará a sua estreia na nova GSA pode clicar aqui e ficar a par de todos os segredos do sistema ASA da marca alemã.
Quanto aos novos detalhes agora descobertos, os documentos de homologação mostram que a R 1300 GS Adventure dará uso ao mesmo motos Boxer de 1300 cc que encontramos na última geração da maxitrail GS.
O peso desta variante melhor apetrechada para grandes aventuras da gama maxitrail subirá, naturalmente, em comparação com a variante concebida para uma utilização mais estradista. O peso será 21 kg superior, até devido às habituais proteções específicas que a BMW Motorrad instala nas GSA.
A velocidade máxima é reduzida para os 220 km/h, ligeiramente menor do que é o limite fixado para a R 1300 GS.
Há ainda a realçar que a configuração das suspensões desta Adventure será bastante diferente da GS normal, até por causa do maior curso das suspensões para poder ultrapassar os maiores obstáculos numa condução fora de estrada, enquanto o monobraço oscilante será de construção significativamente mais reforçada.
A BMW Motorrad tem o claro objetivo de garantir que mesmo em situações extremas o condutor da nova R 1300 GS Adventure poderá usar todo o potencial dos componentes da maxitrail alemã.
Agora teremos de aguardar até ao início do outono para a revelação oficial desta novidade que será certamente um dos grandes destaques do mercado em 2025.
No entanto, e como tem acontecido em anos anteriores, existe a forte probabilidade da BMW Motorrad não conseguir evitar que outros detalhes cheguem ao domínio público antecipadamente.
Por isso fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!