Já totalmente integrada na celebração de um dos mais especiais eventos dedicados ao mundo dos motores, o Concorso d’Eleganza Villa d’Este, a BMW Motorrad volta a surpreender os motociclistas de todo o mundo com a revelação no evento italiano nas margens do Lago Como da sua mais recente proposta, a R20 Concept.
Uma moto que se apresenta como uma verdadeira obra-prima da mecânica Big Boxer, onde o grande motor bicilíndrico alemão se torna peça central de um conjunto onde o minimalismo é palavra-chave.
A nova BMW Motorrad R20 Concept procura impressionar pelas suas dimensões gerais, pela sua aparência dominadora, embora mantendo o estilo mais clássico da marca alemã, uma opção clássica que combina estilo e o ‘know-how’ mecânico da casa de Munique.
Concebida em torno do motor Big Boxer, o depósito de combustível torna-se num elemento fundamental da estrutura, mas também da imagem poderosa e musculada da R20 Concept, com linhas ‘limpas’ e estilizadas.
O chassis foi completamente redefinido, com uma estrutura principal em preto concebida pela combinação de tubos de aço, que formam assim o elemento principal do quadro.
O Paralever tradicional foi aqui reinventado através de uma nova estrutura de dois braços, em que o braço oscilante é fabricado numa combinação de aço e alumínio. Uma opção que mistura elementos tradicionais com um conceito mais moderno.
O veio de transmissão concebido para a R18 é aqui utilizado numa versão mais curta, de forma a integrar-se de forma perfeita no conceito roadster desta concept criada pela BMW Motorrad.
A suspensão fica inteiramente a cargo da Öhlins, a linha Blackline, sendo totalmente ajustável tanto à frente como atrás. A geometria da ciclística foi também redefinida, nomeadamente o ângulo da coluna de direção, bem como a distância entre eixos que está agora fixada nos 1550 mm.
A travagem está a cargo de pinças ISR, com seis pistões na frente e quatro pistões na traseira, e o sistema de escape 2-2 foi também ele profundamente trabalhado de forma a integrar a estrutura em termos visuais, mas, principalmente, dotar a R20 Concept de uma sonoridade viciante.
O motor Big Boxer que encontramos em destaque nesta proposta da BMW Motorrad é dois cilindros com 2000 cc.
Para esta concept a marca trabalhou as cabeças dos cilindros, uma nova tampa da correia, e também um novo radiador de óleo de forma a poder utilizar um sistema de tubos de passagem de óleo parcialmente escondidos.
Todos os detalhes incluídos na BMW Motorrad R20 Concept foram escolhidos como forma de elevar a mecânica Big Boxer para um patamar superior.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!