A R 1250 RT da BMW foi renovada para 2021. A turística mantém o motor bicilíndrico boxer de 1254 cc com distribuição variável ShaftCam, com 136 cv na sua actual versão Euro 5. Mas para 2021 recebe uma série de melhorias, incluíndo mais equipamento de origem.
Esteticamente a BMW R 1250 RT viu as suas linhas actualizadas, com uma nova carenagem dianteira. O objectivo foi melhorar a aerodinâmica da turística alemã, e a nova carenagem é também mais leve. Na frente tem iluminação LED, e como opcional pode ter o sistema Adaptive Turning Light, ou luz de curva adaptativa. O sistema permite iluminar a curva com a moto inclinada.
A nova RT tem três modos de condução de origem, incluíndo o novo modo Eco, para uma condução mais económica. Os modos Pro continuam a ser opcionais. De origem é agora também o BMW Motorrad Full Integral ABS Pro, em que ambos os travões são accionados quer apertando a manete, que pressionando o pedal de travão. O sistema tem também a sua função optimizada em curva.
Cruise control activo
O Dynamic Cruise Control equipa de origem a RT. Este sistema mantém constante a velocidade estabelecida, mesmo em descida. Para isso, o sistema recorre à travagem quando o efeito de travão-motor não é suficiente para impedir a moto de exceder a velocidade de cruzeiro estabelecida. Como opcional a BMW propõe o Active Cruise Control, que vai um pouco mais além; graças à implementação de um sistema de radar, a ACC permite programar a distância que se quer manter em relação à viatura da frente quando em velocidade cruzeiro.
Outra novidade é o painel de instrumentos de grandes dimensões. Um ecrã TFT a cores de 10,25 polegadas, que tem agora o sistema de navegaão integrado, sem necessidade de um aparelho extra. O sistema permite também o emparelhamento com o telefone.