A nova BMW Motorrad R 1300 GS foi concebida pela marca de Munique como sendo uma proposta que integra o segmento das maxitrail. A famosa GS entra numa nova geração – veja aqui o vídeo do nosso teste – e, claro, não foi preciso esperar muito tempo para alguém decidir transformar este modelo por completo. Foi isso mesmo que fizeram os artistas da VTR Customs.
Os especialistas suíços decidiram fechar-se nas suas instalações em Schmerikon durante algum tempo e, desse período em que não saíram do interior das oficinas da VTR Customs, nasceu esta moto que pode ver nas fotos que ilustram este artigo.
A maxitrail R 1300 GS transforma-se por completo e apresenta agora elementos que a aproximam claramente às supermoto. Será que estamos perante o que podemos definir como sendo uma ‘supermoto trail’?
Seja como for que se queira definir esta BMW R 1300 GS da VTR Customs, a verdade é que as trails têm servido de base perfeita para a conceção de propostas mais desportivas. Sem sair da gama BMW Motorrad basta pensar nas S 1000 XR ou M 1000 XR. Mas se quisermos ir mais longe podemos pensar em motos como a Ducati Multistrada V4 RS, apenas para dar mais um exemplo.
A receita é relativamente simples: reduzir as dimensões das jantes, cobrir as jantes de pneus mais desportivos, redefinir as suspensões e afinações, e depois redefinir também a posição de condução.
Isso, e ainda adicionar mais alguns elementos, de função maioritariamente estética.
Essa foi então a receita aplicada a esta R 1300 GS. Apesar de claramente apresentar uma imagem diferente, conseguimos identificar os elementos estruturais que tornam a maxitrail alemã imediatamente reconhecível na estrada (ou fora dela).
As novidades que dão nova vida à GS suíça começam pela substituição do para-brisas dianteiro por um significativamente mais curto. De acordo com a VTR Customs, a opção recaiu mesmo pelo defletor mais curto atualmente disponível para instalar numa R 1300 GS. As proteções de mão foram removidas por completo, enquanto as mantes de origem trocadas por um par de manetes mais curtas.
Abaixo do típico bico frontal da GS encontramos agora um guarda-lamas muito mais compacto, que tem como missão evitar que do pneu dianteiro Metzeler Sportec M9RR saltem detritos que possam colocar em causa a integridade do motor Boxer alemão.
A transformação prosseguiu com a instalação de um kit de intermitentes dianteiros Kellermann Atto, enquanto na traseira a VTR Customs optou por instalar um elemento “3 em 1” com integração da luz de travão e intermitentes. Aliás, na traseira encontramos um suporte de matrícula significativamente mais curto, o que ajuda a redimensionar todo o conjunto até porque os suportes do passeiro foram removidos em favor de uma cobertura traseira.
Essa sensação de conjunto mais compacto é exponenciada pela utilização da pintura com cor cinzento em tom primário realçado pelos grafismos nas cores azul e vermelho que adornam o depósito.
Refira-se que o assento é talvez uma das peças em maior destaque nesta BMW R 1300 GS personalizada pela VTR Customs. Trata-se de um assento forrado a Alcantara concebido por Yves Knobel, utilizando um padrão exclusivo para esta criação.
As tampas do motor foram protegidas e realçadas com uma pintura em preto mate granulado, para um “look” mais diferenciado em relação aos componentes de série, enquanto os coletores de escape estão envoltos na típica fita térmica. Por fim, o sistema de escape termina numa ponteira mais “racing”, que, embora pareça, não é na verdade uma ponteira da Akrapovic e ostenta a palavra “Attrapovic”.
Um pormenor de menor qualidade que, no entanto, não estraga o trabalho da VTR Customs.
Para ficar a conhecer mais trabalhos da VTR Customs pode clicar aqui .
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