Edição de Bruno Gomes
A marca alemã tem sido uma força bastante forte no movimento da personalização de motos. Quer seja através da criação de modelos de produção em série como a popular R nineT, que servem de base para inúmeros e diversificados projetos, quer seja através de eventos de customização especiais. Porém, a BMW Motorrad Portugal acaba de lançar um desafio exclusivo para três oficinas portuguesas: o BMW R 18 Custom.
Como o nome indica, este desafio BMW R 18 Custom tem como ponto de partida a “navio almirante” R 18 com o seu Big Boxer de 1800 cc.
Um pouco por todo o mundo, como nos indicou Rogério Mota, responsável máximo da BMW Motorrad Portugal, durante a apresentação deste desafio em pleno coração da cidade de Lisboa, já têm sido apresentados projetos que exploram as possibilidades de personalização da R 18. Mas até agora nenhum tinha sido promovido exclusivamente no nosso país, “Algo que fosse capaz de apresentar o Made in Portugal”, referiu.
Com o BMW R 18 Custom a marca alemã vai colmatar esta lacuna, e lança o desafio a três oficinas que ficam encarregues de mostrar o melhor da personalização à portuguesa! Três projetos que serão apresentados na edição 2022 do Lisbon Motorcycle Film Fest, sendo que entre eles será selecionado um vencedor que passa de projeto a realidade.
E quem são as oficinas escolhidas como parceiras deste desafio BMW R 18 Custom?
A BMW Motorrad Portugal convidou a Rusty Wrench Motorcycles de Loulé, a Bandit Garage de Barcelos e ainda a Unik Motorcycles de Lisboa. Três oficinas bem conhecidas pelas suas visões únicas e especiais, e que certamente vão apresentar conceitos únicos que elevam o patamar da personalização de uma BMW R 18.
Rogério Mota faz questão de destacar que “Este não é um concurso, fomos nós que basicamente tomámos a iniciativa de desafiar as três empresas habituadas a alterar e personalizar motos”, referindo-se inclusivamente às três oficinas como parceiros do desafio BMW R 18 Custom.
Apesar de conferir à Rusty Wrench Motorcycles, à Bandit Garage e à Unik Motorcycles bastante liberdade criativa na criação das suas propostas de personalização à portuguesa da imponente R 18, a BMW Motorrad Portugal apresenta-lhes, no entanto, um desafio adicional, até para reforçar a ligação da marca alemã ao Lisbon Motorcycle Film Fest, que será o de se inspirarem em qualquer elemento do universo cinematográfico, por exemplo um filme ou uma personagem.
Cada oficina terá à sua disposição o vasto catálogo de acessórios oficiais criados para este modelo, todos acessórios homologados. Porém, no R 18 Custom a criatividade poderá ser levada mais além, com cada customizador a poder criar as suas próprias peças, mas sempre mantendo o espírito e traços gerais da R 18.
A apresentação das visões de cada oficina para esta customização será feita no Lisbon Motorcycle Film Fest, que decorre entre 26 e 29 de maio no Cinema São Jorge, em Lisboa. A partir daí decorrem as votações até 20 de junho, e no dia 21 de junho será anunciado o projeto vencedor do desafio BMW R 18 Custom.
Para a escolha final, serão contabilizadas as votações do público em geral (40% da nota final), bem como os votos de um júri composto por imprensa especializada (30%) e por um júri da própria BMW Motorrad, constituído por elementos com forte ligação à marca (restantes 30%).
Os três projetos vão ficar sob avaliação numa página dedicada para o efeito no website da BMW Motorrad Portugal a partir de 28 de maio, uma decisão que permite que toda a comunidade nacional das duas rodas, e em particular aqueles que seguem o mundo das personalizações e customizações, possa fazer parte desta iniciativa especial da marca de Munique.
Para a criação dos projetos de cada oficina, e também para permitir criar algo que seja mais do que apenas um objeto “estático”, com a BMW Motorrad Portugal a querer que a moto vencedora do desafio R 18 Custom seja desfrutada na estrada, uma unidade da R 18 será entregue a cada oficina de forma a que os especialistas possam estudar as suas formas e até testar a moto para perceber toda a dinâmica envolvida nesta cruiser alemã e o funcionamento do seu motor Big Boxer.
As três oficinas terão a R 18 em sua posse apenas durante uma semana.
E o que acontece ao projeto que for selecionado como vencedor do BMW R 18 Custom?
De acordo com Ana Alves, responsável comercial e de marketing da BMW Motorrad Portugal, “Prevemos cerca de quatro meses para a concretização efetiva do projeto. Como é lógico, nós temos a consciência que o mundo em que vivemos atualmente apresenta algumas dificuldades no transporte de peças e logística, pelo que assumimos que possa existir algum atraso na concretização da moto”.
Está nos planos da marca alemã que a revelação da moto aconteça no espaço da oficina vencedora, embora esta seja ainda uma das situações que carece de confirmação.
Porém, todos os “timings” e atualizações serão publicados na página dedicada ao desafio R 18 Custom na página web da BMW Motorrad Portugal. Desta forma, qualquer pessoa poderá rapidamente saber em que estado de concretização se encontra o projeto.
Será também nesta página web dedicada que ficaremos a saber, assim que possível e de acordo, mais uma vez, com os “timings” de concretização da moto, quais os locais em Portugal onde a moto vencedora do desafio BMW R 18 Custom estará exposta.
Neste momento não existe ainda a confirmação de quais serão os locais ao certo, sabemos apenas que será no último trimestre de 2022 e em todo o país.
Fique atento às revistas MotoJornal e REV, pois iremos continuar a acompanhar de perto a evolução do desafio BMW R 18 Custom nos próximos meses. A não perder!
Galeria de fotos de apresentação do BMW R 18 Custom