A aparência naked da nova geração da BMW S1000R, definida pela marca como “emocional”, não consegue disfarçar um comportamento dinâmico de altas prestações.
Desenvolvida a partir da mesma base da superdesportiva S1000RR no que respeita ao quadro e ao motor, esta roadster oferece o mesmo desfilar de soluções e tecnologias. Ainda que reduzida ao essencial é, no entanto, indisfarçável o seu parentesco “RR”. E a principal nota dessa “casta” provém do quatro-cilindros em linha, capaz de 165 cv às 11.000 rpm e de um binário máximo 114 Nm às 9.250 rpm.
Trata-se de uma unidade que foi evoluída para respeitar a norma Euro 5, porém conta agora com 5 kg a menos face ao anterior bloco. Este passa a oferecer uma faixa de rotação mais ampla e mais harmoniosa, com uma curva de binário particularmente linear, já que conta com cerca de 90 Nm disponíveis na faixa de rotação entre as 5.500 e as 12.000 rpm; e a partir das 3.000 rpm dispõe já de 80 Nm.
As relações de caixa também foram ajustadas, em especial a 4ª, 5ª e 6ª velocidades, agora mais longas, algo que ajudou a reduzir o nível de ruído e de consumo de combustível, sobretudo em condução extra-urbana.
O quadro da nova geração da S1000R é agora mais estreito e mais leve em 6,5 kg. Esta alteração permitiu o adelgaçamento do modelo na zona de contacto com os joelhos do condutor, o que proporciona uma maior liberdade de movimentos e uma posição de condução mais relaxada.
A nova S1000R oferece de série inúmeras tecnologias de ajuda à condução, com destaque para o Dynamic Traction Control DTC, o ABS Pro com optimização do ângulo de inclinação e os três modos de condução Rain, Road e Dynamic. O modo “Dynamic Pro”, totalmente configurável, está também disponível com uma gama particularmente ampla de opções de configuração como parte da opção “Modos de condução Pro”.
Esta BMW oferece também um sistema Shift Assistant Pro para troca de caixa instantâneas sem recurso à embraiagem, o DTC para evitar “cavalinhos” indesejados, ou o Dynamic Traction Control para manter a tracção da roda traseira sem patinar em aceleração, ou ainda o MSR para evitar o efeito motor travão e os consequentes bloqueios da roda posterior.
Todo este complexo de ajudas à condução, das quais apenas referimos algumas, podem ser ajustadas e monitorizados através de um novo painel de instrumentos com display TFT de 6,5 polegadas, onde não falta a conectividade externa via bluetooth, ou a possibilidade de navegação por sinalética simplificada (setas).
A nova BMW S1000R vai chegar em 2021 numa única cor base, mas com duas variantes de decoração. Vai estar ainda disponível uma versão com as cores “M” como parte de um pacote de opcionais que tornarão esta naked ainda competente e agressiva.