Arranca esta tarde de sábado mais uma edição do famoso Bol d’Or, a icónica prova de resistência que se disputa no circuito Paul Ricard em França, a derradeira ronda da temporada 2023 do Mundial de Resistência FIM que servirá de cenário para encontrar o novo campeão, mas também com o interesse adicional de ver em ação o português Pedro Nuno.
No final de completar a sua primeira temporada completa no Mundial de Resistência FIM, integrando a equipa suíça Team Bolliger Switzerland #8, Pedro Nuno sofreu uma queda forte durante a qualificação para o Bol d’Or.
Em declarações exclusivas concedidas à Revista MotoJornal, e depois da crónica que aqui publicámos sobre a qualificação que terminou com a “pole” nas mãos da BMW Motorrad World Endurance Team e o Team Bolliger a garantir a 14ª posição na grelha de partida, Pedro Nuno explica-nos o que aconteceu e quais são os objetivos para esta prova de 24 horas:
“Em relação à qualificação, não foi aquilo que queríamos porque na quinta-feira tivemos uma estratégia de apostarmos tudo para a sexta-feira de manhã devido às condições da pista, que iria estar melhor, porque quinta-feira à tarde houve um atraso nos horários e a minha qualificação já foi com o sol a pôr, com algum vento e pista muito fria. Portanto nem sequer coloquei pneus novos. Temos um limite de 7 autocolantes para usar em duas qualificações e três pneus, portanto decidimos não usar nada para sexta-feira de manha.
Depois quando vinha na minha volta rápida surgiu um imprevisto. No final da reta Mistral não consegui evitar a queda com outro piloto, ele travou mais cedo do que é normal, eu ainda travei 25 metros antes e com mais 5 bar de pressão no travão do que é normal, e mesmo assim não consegui evitar a queda. Foi uma queda dura, muito rápida. Depois fui chamado à direção de corrida, eles meteram as culpas em mim, sem verificarem a informação da minha moto, só viram a do outro piloto. Portanto hoje teremos uma penalização de 30 segundos, que numa corrida de 24 horas não é nada e temos de manter a cabeça erguida.
Certamente que teremos algumas dificuldades de entrar no top 10, porque as equipas estão muito fortes aqui, já há duas ou três equipas Stock que estão com material equivalente a SBK, o que muda, principalmente, é a troca de rodas, por isso o objetivo será entrar no top 10 e penso que se não tivermos nenhuns azares e tudo a correr bem talvez dê para lutar pelo top 5, o que é muito bom.
Eu estou muito bem, apesar da queda que me deixou com as dores normais de uma queda aquela velocidade. Mas sinto-me bem. Hoje de manhã está a chover, e nos treinos pré Bol d’Or à chuva correu bem, portanto estou motivado para uma corrida que vai ser difícil e longa, com partes muito rápidas e travagens muitos fortes, mas estou muito motivado”.
Recordamos que o Pedro Nuno estará à partida para o Bol d’Or que acontece hoje pelas 14H00, com transmissão em direto no canal Eurosport 2:
– sábado 16 de setembro: das 13H30 às 23H00
– domingo 17 de setembro: das 05H00 às 14H30
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